terça-feira, 3 de abril de 2012

08 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER


Vida Saudável e acompanhamento médico são as principais indicações
Para o Médico Oncologista Dr. Bernardino Alves Ferreira Neto do CTO – Centro de Terapia Oncológica, a data não deve ser comemorada, mas um marco, uma análise sobre o dia a dia de cada pessoa. “A data trás um alerta para a sociedade de um modo geral sobre uma doença que se identificada no seu início é capaz de ser curada”, pontuou.
O dia 08 de abril deve ser percebido e dar eco ao programa oficial de atenção à saúde, “lembrando a importância da doença, segunda maior causa de óbito no Brasil, que é uma doença passível de prevenção, tratamento com cura e boa paliação”, frisou Dr. Bernardino.
Ao pensar em câncer e em prevenção de câncer, alguns caminhos devem ser levados em consideração e seguidos.
O primeiro caminho é o da vida saudável. Boa alimentação, hábitos saudáveis, evitar o sedentarismo, não utilizar drogas que são nocivas e muitas vezes cancerígenas, cuidados com a pele, evitando grande exposição solar, fazem parte do primeiro passo para a luta contra o câncer.
O segundo caminho, é o do bom atendimento e acompanhamento médico, tendo seu médico de confiança para controles e exames necessários, fazendo aquilo que é possível para prevenção e também o diagnóstico precoce da doença. Quanto maior a prevenção e maior a precocidade no diagnóstico, maior a chance de cura sem necessidade de tratamentos agressivos e cirurgias às vezes mutilantes.
Finalmente, o terceiro caminho é o das terapêuticas avançadas com cirurgias, medicamentos, radioterapia e outras formas de tratamentos que curam ou mesmo prolongam, com qualidade de vida, a sobrevida das pessoas acometidas por essa doença. O terceiro caminho está cada vez mais avançado, no entanto, o primeiro e segundo caminhos dependem basicamente das escolhas de cada pessoa.
O especialista acredita que a data possui grande relevância para o paciente oncológico, pois este percebe que a sociedade de uma forma geral está preocupada com a sua realidade. “A data também quer mostrar que o câncer é uma doença que pode ser curada ou pelo menos controlada, e que o paciente oncológico é um exemplo e que ele pode contribuir com a sociedade”.

SERVIÇO
CTO – Centro de Terapia Oncológica
Rua Dr. Sá Earp, 309
Centro – Petrópolis/ RJ


FONTE: Assessoria / Carla Coelho