quarta-feira, 7 de agosto de 2013

SEMANA DA CULTURA JAPONESA EM PETRÓPOLIS VAI ATÉ SEXTA-FEIRA



O prefeito Rubens Bomtempo e a primeira-dama Luciane Bomtempo participaram da abertura da Semana da Cultura Japonesa em Petrópolis, realizada pela Associação Nikkei de Petrópolis no último sábado (3/8), na Casa Claudio de Souza. O evento foi dedicado ao tema da alimentação saudável, com palestra e apresentação da culinária japonesa, e contou com a presença do cônsul geral interino do Japão no Rio de Janeiro, Hajime Kimura, do presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Kiyoshi Ami, do presidente da Academia Petropolitana de Educação, professor Ataualpa Pereira Filho, além de grande público.
Segundo a vice-presidente da Associação Nikkei de Petrópolis e uma das organizadoras do evento, Kathia Yamamoto, a semana tem a finalidade de preservar e difundir a cultura japonesa através de uma grande variedade de atividades gratuitas, que incluem apresentação e demonstração de kimono, palestras e demonstração da técnica de embrulho furoshiki, que utiliza um tecido quadrado para carregar e armazenar objetos de várias formas e tamanhos, entre outras atrações.
Em sua fala, o prefeito reiterou a amizade do povo petropolitano pelo Sr. Ami, que deixa um legado importante para as próximas gerações, e confirmou a realização do Bunka Sai no próximo ano. “Ao assumir o governo, nós encontramos uma prefeitura internamente desestruturada e logo tivemos que enfrentar o problema com as chuvas. Com isso, precisamos administrar a crise, que se torna ainda pior quando temos perdas como as que tivemos. Eu acredito que conseguimos superar essas dificuldades, embora não tenhamos podido realizar o Bunka Sai este ano. No entanto, eu convido desde já o cônsul do Japão para participar ano que vem da nossa festa japonesa, em respeito aos nossos ancestrais e para a preservação da cultura japonesa, mas também em nome da amizade que nós temos pelo Sr. Ami, que se dedica ao nosso povo e deixa um legado que precisa ser preservado para as próximas gerações”, afirmou.
Para o cônsul interino do Japão, as associações japonesas devem reunir pessoas que têm interesse pela cultura nipônica, o que é realizado pela Associação Nikkei de Petrópolis, da qual 80% dos membros são de origem brasileira. “O intercâmbio entre o Brasil e o Japão já é muito grande. A culinária japonesa está muito divulgada no Brasil, assim como no Japão nós temos muitos restaurantes brasileiros. A Associação de Petrópolis promove esse intercâmbio, que ajuda a nos entendermos melhor”, enfatizou.
Este é o segundo ano que a Casa Claudio de Souza recebe o evento da Associação Nikkei. “Acolher este evento é uma satisfação, especialmente nesta casa. O Claudio de Souza foi um grande admirador da cultura japonesa. É dele o livro ‘Impressões do Japão’ e ele também foi sócio-fundador do Instituto Brasileiro da Cultura Japonesa”, destacou a responsável pela Casa, Rosane Freitas. A Semana da Cultura Japonesa em Petrópolis vai até a próxima sexta-feira (8/08). “Acolher este evento é uma satisfação, especialmente nesta casa. O Claudio de Souza foi um grande admirador da cultura japonesa. É dele o livro ‘Impressões do Japão’ e ele também foi sócio-fundador do Instituto Brasileiro da Cultura Japonesa”, destacou a responsável pela Casa, Rosane de Freitas.


Descrição: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif