segunda-feira, 5 de março de 2012

IGREJA LUTERANA ORDENA PRIMEIRO PASTOR PETROPOLITANO



Mais um importante acontecimento, marcou os 167 anos de história da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. Neste último domingo, dia 04 de março, às 9h, a comunidade celebrou um dos momentos mais marcantes de sua trajetória de missão e evangelização em solo petropolitano – a ordenação ao ministério pastoral de Marcio Simões da Costa – o primeiro membro enviado e apoiado pela comunidade para a formação de um pastor para a IECLB. Para isso, a magnífica Igreja Luterana de Petrópolis estava carinhosamente decorada pela senhora Neidy Souza, com lindas rosas lilás e paramentos vermelhos, representando um dia festivo na Igreja.
Durante o badalar dos três grandes sinos alemães, entrou pelo corredor central a primeira Bíblia utilizada no altar da comunidade, vinda na bagagem dos colonos alemães que lá chegaram em 1845. A comunidade, em respeito à Palavra Sagrada, ficou de pé e assim permaneceu durante o Prelúdio Processional – Cantata 156 – Arioso de Johann Sebastian Bach, executada ao som do órgão de tubos alemão (Walker) e de um conceituado conjunto de cordas.
Pelo corredor da nave do Templo, entrou os representantes do presbitério paroquial, o pároco local – P. Elton Pothin, os assistentes de ordenação P. em. H. Hartmut W. Hachtmann e P. Ernani Röpke, o ordenando Márcio Simões da Costa, seguido pelo pastor sinodal do Sínodo Sudeste – P. Guilherme Lieven e o pastor primeiro Vice-Presidente da IECLB e ordenador, P. Carlos Möller.
O culto emocionou muitas pessoas presentes, inclusive o ordenando Marcio, seus familiares e amigos. Em sua prédica, o P. Carlos Möller, representando a Presidência da IECLB, deu votos especiais à comunidade petropolitana: “Hoje, toda a IECLB se alegra com a comunidade de Petrópolis” (...) “Neste dia, o Marcio, membro desta comunidade, sai deste seio que o acolheu e torna-se um ministro ordenado para toda a IECLB”.
No momento da ordenação, Marcio, que entrou vestido com terno e camisa clerical, foi perguntado se aceitaria ser ministro ordenado da IECLB. Ao responder “sim” ele foi vestido pelos pastores assistentes e pastor sinodal com seu talar. O pastor em. Hachtmann fez questão de comentar: “Este talar tem mais de 40 anos. Ele foi presenteado ao Pastor Norberto de São Bento do Sul/SC que, ao se tornar pastor emérito, o doou ao Márcio, como um sinal de continuidade do ministério em nossa Igreja.
Durante o tempo destinado ao voto dos pastores assistentes, a emoção foi tamanha que muito choraram. O pastor em. Hachtmann, pastor que acolheu Márcio ao chegar à comunidade de Petrópolis, ao relatar a trajetória do ordenando em seu período de atuação pastoral, não conseguiu, por alguns momentos, continuar seus votos. Lagrimas correram dos olhos do pastor e do ordenando.
Os votos do P. Ernani foram feitos no sentido na confiança no Senhor, pastor de homens, a partir do Salmo 23. O pastor Elton enfatizou os momentos de Márcio poder se alegrar com os que se alegram e choram com os que choram, pois a vida comunitária é coroada por momentos felizes e tristes. Também o pastor sinodal reiterou seu apoio ao trabalho do P. Marcio em seu novo campo de atividades ministerial do qual foi enviado pela IECLB. Como esposa de pastor recém ordenado, recebi palavras de ânimo, cuidado, confiança e carinho por parte da nossa igreja, nas palavras do P. Carlos Möller.
O presidente da paróquia de Petrópolis, Sr. Rômulo Winter e o presbítero Walter Berner trouxeram votos de felicitações e desejos de bênçãos, como também presente ao novo pastor ordenado. Rômulo lembrou da atuação de Márcio no presbitério da comunidade e do culto em que o novo pastor foi abençoado e enviado aos estudos de Teologia na Faculdade Luterana de Teologia em S. Bento do Sul. Walter lembrou da atuação de Marcio nas celebrações da comunidade e por sua criatividade e dedicação para o desenvolvimento da paróquia.
O P. Elton leu palavras enviadas em nome da comunidade luterana de S. Bento do Sul – centro e o P. Ernani, uma poesia da senhora Sonia Lodi Ferle em nome da paróquia de Santos. A sra. Marli Holler Reuter, presidente do grupo de OASE de Albertina – Rio do Sul/SC leu um cartão de felicitações em nome de muitos luteranos rio-sulenses, presenteando o novo pastor em seguida. As crianças que neste dia participaram do Culto Infantil presentearam o recém ordenado e sua esposa Raquel com um bonito cartaz. Márcio foi aclamado e aplaudido pela comunidade que cantou em sua homenagem o hino: Graças dou por esta vida – 237.
Marcio trouxe a comunidade, breves palavras que lembravam sua trajetória na comunidade, seu chamado e vocação ao ministério. Fez diversos agradecimentos a todas as pessoas, pastores/as e paróquias que lhe abriram espaço para aprendizado e prática. O novo pastor ordenado, encerrou suas palavras, reiterando o compromisso assumido no ato da sua ordenação e cantou solo um hino que, segundo ele, é muito importante e resume sua história de experiência com o Deus da vida. Márcio escolheu o hino 233 “Até aqui me trouxe Deus”. Cantou a primeira estrofe virado para a comunidade reunida, como forma de testemunhar o que Deus tem feito em sua vida e depois, virado em direção ao altar e de joelho, cantou as duas demais estrofes como louvor a Deus e confiança no porvir.
Não podemos deixar de agradecer aos pastores que conosco estiveram reunidos, à organista Carmen Lúcia Alfradique, a cantora Annelise Kersten e o conjunto de cordas (violinos e violoncelo) coordenados por Fátima Brazil e Dra. Celina Maydana. Um agradecimento especial também à OASE por todo o apoio estrutural e pelo delicioso almoço de confraternização e ao amigo fotógrafo Gustavo Alfradique, por sua dedicação em tirar belas fotos das quais compartilhamos a seguir.
Sei que nestes quase seis anos que se passaram desde que Márcio iniciou seus estudos, seguindo o chamado que Deus colocou em seu coração, ele pode estudar e se dedicar à Palavra de Deus. Como esposa posso afirmar: durante este período Márcio foi não apenas chamado, mas acima de tudo, capacitado por Deus.
“Agradeço a oportunidade que me foi dada pelo pastor primeiro Vice-Presidente da IECLB – P. Carlos Möller, em poder compartilhar com vocês este momento que para nós foi único e marcante. Ao meu esposo amado, desejo as bênçãos de Deus para o ministério do qual foi ordenado e enviado. Pedimos a todos e todas as pessoas que possam estar intercedendo por nós e por toda a leva de pastores/as que estão sendo ordenados e enviados ao primeiro campo de atividades ministerial neste ano de 2012”, finalizou Raquel Emília Reuter da Costa, esposa do pastor Marcio Simões da Costa.
FONTE: Assessoria