segunda-feira, 5 de março de 2012

TURISMO DE PETRÓPOLIS SE BENEFICIA COM DIVULGAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS

Desde Julho de 2011, Petrópolis  conta com ferramentas eletrônicas como Blog, Twitter e Facebook para alavancar o nome da cidade. O uso destes suportes, em uma iniciativa do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, leva notícias, fotos e mais informação sobre tudo o que vem acontecendo no município para os moradores, turistas e visitantes, como explica Marcelo Florencio, Diretor de Marketing PC&VB: “Desta forma, os clientes do Rio, Belo Horizonte, São Paulo e até Brasília têm acesso rápido aos nossos serviços, do mesmo modo em que é mais fácil falar com o morador de Petrópolis”. As redes sociais despontam há algum tempo como parte do planejamento de comunicação e marketing de empresas e cidades interessadas em maior fluxo de turistas. O Facebook, por exemplo, vem ganhando espaço ano a ano no Brasil. Hoje, já é a ferramenta de relacionamento mais acessada no país e oferece uma interface específica de divulgação de marcas e conteúdos. A Fan Page do Petrópolis Convention no Facebook:
(https://www.facebook.com/petropolis.convention), atualizada e comentada diariamente, tem mais de 5 mil e 200 fãs.  Por meio dela, os assuntos postados foram exibidos mais de 60 mil vezes somente em dezembro.
O Twitter é outra rede social de grande importância com interação diferenciada, já que permite publicações com apenas 140 caracteres. O PC&VB possui perfil neste microblog (@PetropolisCVB) com quase  500 seguidores. Nos últimos seis meses, as informações foram “retuítadas” (quando alguém repassa uma postagem que tenha recebido para os seus seguidores) pelo Ministério do Turismo, RioCVB, ABETA,  políticos e agências de turismo.  
Outro espaço de difusão é o Blog do PC&VB (www.visitepetropolis.com/blog). Em dezembro, foram mais de 1800 visualizações vindas de lugares como Niterói, Salvador, Macaé e Brasília buscando notícias sobre as famosas festividades natalinas em Petrópolis. “Por meio das ferramentas de monitoramento, é possível identificar o público-alvo e então desenvolver conteúdos específicos e relevantes, de acordo com o interesse do turista. Nós buscamos segmentar assuntos direcionados para cada mídia social utilizada, como a divulgação de eventos e atrativos turísticos e culturais da cidade", declara Rafael Leonardo, diretor da Idea, empresa integrante do grupo Weemix, responsável pelo Blog, Twitter e Facebook do PC&VB.
As mídias sociais vieram agregar à força do site www.pcvb.com.br que hoje conta com mais de 10 mil visitantes por mês. O aumento do número de acessos no endereço eletrônico do PC&VB multiplicou a quantidade de interessados em anunciar na página da internet.
Para facilitar a procura por informações, o visual da homepage vai passar por uma transformação a fim de atender aos usuários de forma mais dinâmica e atraente, oferecendo, entre outras novidades, a possibilidade de inclusão de currículos para aqueles que procuram empregos na área de turismo e hotelaria na região.“Entendemos que essas ferramentas adicionadas à releitura de um site mais moderno, humanizado, objetivo e com opções de acessibilidade vão contribuir para uma navegação mais eficiente e harmoniosa, tratando assim cada usuário como se fosse único", avalia Bruno Costa Rodrigues, sócio-diretor da Uaal! Agência Web, administradora do portal PC&VB.
Com estas ações, a diretoria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau pretende acentuar a principal característica desta associação autônoma: fomentar o turismo e atrair eventos para Petrópolis.
FONTE: Assessoria / Luciane Fortunatto