terça-feira, 24 de setembro de 2013

CEREJEIRAS SÃO RENOVADAS AO REDOR DO HOTEL QUITANDINHA



O início do plantio de 160 cerejeiras nos jardins ao redor do antigo Hotel Quitandinha foi marcado por uma solenidade realizada no local último sábado (21/09). O prefeito Rubens Bomtempo participou do evento e lembrou das primeiras espécies plantadas em 1995 e que agora também vão receber cuidado redobrado. “Quando estas primeiras mudas foram plantadas, há 18 anos, o município, que na época tinha à frente o prefeito Sérgio Fadel, recebeu com alegria o presente da comunidade japonesa. Em meus dois mandatos anteriores, a manutenção das cerejeiras era feita de forma rigorosa, mas o trabalho não foi levado adiante e muitas acabaram se deteriorando. Estamos retomando esse cuidado com a natureza para garantir que todas continuem florescendo por muitos anos”, salientou.
O secretário de Meio Ambiente Almir Schmidt, o presidente da Comdep, Hélio Dias, e o representante da Águas do Imperador Alberto Costa, também participaram do evento, ao lado do cônsul adjunto do Japão no Rio de Janeiro, Hajime Kimura e do presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Kiyoshi Ami. “A cerejeira é a flor símbolo do Japão. Só temos a agradecer ao prefeito pelo apoio e divulgação da cultura japonesa”, disse o cônsul adjunto.
As primeiras mudas de cerejeiras foram plantadas em 1995 em comemoração aos 100 Anos de Amizade Japão-Brasil. Segundo Kiyoshi Ami, na ocasião, Petrópolis foi escolhida para o plantio porque a primeira Representação Diplomática do Japão no Brasil foi instalada em Petrópolis, ainda no ano de 1897, na Rua 7 de abril. Além disso, o clima da cidade é adequado para a espécie. A maioria delas foi plantada no entorno do Hotel Quitandinha e outras foram levadas para os jardins do Museu Imperial e Palácio Rio Negro.