Para comemorar os 163 anos dos Correios em Petrópolis, acontece neste sábado (29/10), às 19h, na agência dos Correios (Rua do Imperador, nº 350 – Centro), um grande Baile Imperial. O evento (só para convidados) também contará com a apresentação da Valsa Danúbio e a animação ficará por conta do músico Márcio Alves. Um bolo personalizado marcará as comemorações que também incluirá o lançamento de um selo alusivo ao evento. Durante o baile também haverá uma exposição da história dos Correios em Petrópolis, com peças antigas. Esta exposição permanecerá durante todo o mês de novembro no hall de entrada da agencia central. 

História dos Correios em Petrópolis
Em 1º de Junho de 1847, o Major Koeler emitiu a ordem memorável: “A expedição do correio estará a cargo do Sr. Cirne, como vice-diretor da Colônia e escrivão do Palácio, onde escolherá dois alemães moços inteligentes, e fará partir diariamente às 10h00min horas a cavalo, destinado para este serviço exclusivamente um animal de sela do Palácio e outro da província.
Em 01 de Outubro de 1848, foi assinado o decreto da Administração Postal do Império, que decidira criar a Agência dos Correios de Petrópolis para atender seu grande desenvolvimento, e no dia 21 de Outubro deste mesmo ano, é nomeado o primeiro agente dos Correios, o português naturalizado, Antônio José Corrêa Lima. Torna-se então permanente a troca de correspondência entre Petrópolis e a Côrte Imperial do Rio de Janeiro, agora com o controle de recebimento e postagem de uma unidade Postal em Petrópolis. No ano de 1922 o número 350 da Rua do Imperador se tornaria o endereço definitivo dos CORREIOS em Petrópolis – uma imagem de cartão-postal integrada à paisagem da cidade. 

Extraído do Livro: 
“Os Correios de Petrópolis:
Um passeio pela história”. 
Pesquisa Histórica: 
Vera Maria Muller Taulois 
Texto: Eliane Maciel