segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PALÁCIO QUITANDINHA ABERTO À VISITAÇÃO ATÉ 2014!..

Em restauro, espaço histórico vai ficar pronto antes da Copa do Mundo
Até 2014, o Palácio Quitandinha, um dos principais cartões-postais da cidade, volta a ser reaberto ao público em sua plenitude. Adquirido pelo Sesc por R$ 14 milhões, o espaço teve uma primeira etapa, de restauro parcial, concluída. “Vamos dar início agora às obras de restauro total, o que permitirá que o Quitandinha esteja pronto até 2014”, garante a superintendente de Relações Institucionais do Fecomércio-RJ, Paula Góes Bekaj Cavagssari. Ela representou o Sesc-Rio em uma reunião realizada nesta segunda-feira (03.10) pela manhã com o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).
A reunião atendeu a um pedido da Câmara de Vereadores, por meio de um ofício enviado ao presidente da Fecomércio -RJ, Orlando Diniz, pelo vereador Wagner da Silva (PPS), em agosto. Na ocasião, a visitação ainda estava suspensa. Paula Cavagssari explicou que em razão das obras, eventualmente as visitas às dependências do Palácio precisam ser suspensas, mas garantiu que o espaço voltará a fazer parte, oficialmente, do roteiro histórico-cultural da cidade.
A representante do Sesc garantiu ainda que o espaço poderá ser usado para eventos, desde que eles estejam alinhados à política da Fecomércio. Ações culturais como o Festival de Inverno continuarão a ser realizadas. “A possibilidade de parcerias para a realização de eventos que estejam de acordo com a proposta cultural do Sesc não estão descartadas.  Agora, por exemplo, estamos estudando a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura para o Natal de Luz, para que seja instalada uma árvore de Natal iluminada no lago”, afirmou.
O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Cultural, estava em condições precárias quando foi assumido pelo Sesc. O processo de restauro está sendo acompanhado pelo Inepac para garantir que o Palácio, em estilo normando inaugurado em 1944 como o maior cassino da América Latina, preserve todas as suas características originais.
Positiva, na avaliação do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor, “a reunião nos deu a garantia de que o espaço estará aberto à visitação, mas ainda lamentamos que não será mais alugado para eventos. Petrópolis fica ainda carente de um espaço para convenções de grande porte. Alguns hotéis mantém áreas já com está finalidade, mas o Quitandinha era um espaço único, com capacidade para duas mil pessoas ou mais”, avalia Paulo Igor.