segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PRIMEIRA ELIMINATÓRIA DO I CONCURSO DE PIZZAIOLOS GERA FLUXO URÍSTICO PARA PETRÓPOLIS


Maior parte de inscritos para próximas semifinais vem de
outros estados
Neste fim de semana, começaram as eliminatórias do I Concurso de Pizzaiolo de Petrópolis. No sábado, dia 05, a partir das oito horas da manhã, oito candidatos demonstraram as habilidades com uma das iguarias mais famosas do mundo, na cozinha industrial do grupo Xodó de Minas, no centro da cidade. A competição contou com a criatividade dos participantes que foram fiéis ao regulamento, seguindo a risca todos os critérios.
O corpo de jurados foi formado por pessoas ligadas à cultura e gastronomia italiana. A classificação do primeiro finalista foi realizada por Marcelo Piere, do Restaurante S´Acarola; Nelson Rodrigues Junior, do Majórica Restaurante; Maria Helena Oliveira, professora do Curso de Nutrição da Fase; José Damico e Paschoale Kutrupi, respectivamente diretor e presidente da Casa d`Itália de Petrópolis (Anita Garibaldi).
Após degustação de vários sabores, um paulista de Mairiporã foi o primeiro concorrente selecionado. Fabiano Jabour, da Rede Graal, ganhou o paladar do júri com a Pizza “Brasileira” que inclui muçarela e bacon, dentre outros ingredientes.
Segundo Antonio Lo Presti, curador do Petrópolis Gourmet e idealizador da competição, o concurso já pode ser considerado um sucesso por despertar o interesse da comunidade “Pizzaiola”. “Conseguimos atingir os objetivos já na primeira eliminatória, gerando fluxo turístico para Petrópolis e contribuindo para o crescimento dos profissionais e amadores amantes da boa pizza", afirma.
A segunda semifinal já conta com 5 das 10 vagas existentes preenchidas e vai ser realizada neste sábado dia 12 de novembro. Mais uma vez, a maior parte dos inscritos vem de fora de Petrópolis. Antes da grande final no dia 26, os candidatos que quiserem concorrer poderão participar de uma terceira eliminatória no dia 19.
O concurso aberto a profissionais e amadores vai premiar o vencedor com uma viagem para a Itália com tudo pago por quatro dias. Incluindo dois dias de aprimoramento profissional dentro das instalações do Molino Le 5 Stagioni e dois dias de passeio para conhecer um pouco da cultura italiana.
O I Concurso de Pizzaiolos de Petrópolis é uma das atividades do XI Petrópolis Gourmet (de 03 a 27 de novembro) com realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau focando a valorização de chefs locais e a revelação de talentos. A competição é apoiada pela Di Farina Pizzaria, Gi Metal, Molino Le 5 Stagioni e SENAI. As inscrições podem ser feitas pelo www.petropolisgourmet.com.br.
Vox Comunicação e Cultura
Assessoria de Imprensa PC&VB