terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

LANCETTA ESCLARECE AUSÊNCIA DE CIDADE NA LISTA DAS SUB-SEDES DAS OLIMPÍADAS RIO 2016



Na tarde desta terça-feira (14), o secretário de Esportes e Lazer do município, Carlos Alberto Lancetta, esteve presente na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos a toda à população petropolitana e aos vereadores sobre a repercutida ausência de cidade na lista das sub-sedes das Olimpíadas Rio 2016.
Lancetta explicou que acreditava que todos os procedimentos de cadastramento de itens que vinham sendo realizados pelo até então Movimento Esportivo de Petrópolis (Mep) vinham sendo realizados de maneira correta. Somente no final do mês de janeiro que surgiu o relatório de que Petrópolis não estaria incluída na lista de inicial de 172 instalações esportivas. 
“Após meu retorno dos jogos Pan-Americanos de Guadalajara, fomos surpreendidos com a notícia de que o Mep havia sido extinto e que, por conta disto, não apoiariam mais os projetos esportivos do município, o que gerou toda esta situação”, disse.
Após o recebimento desta informação, Lancetta foi ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (Cojo) e Comitê Olímpico Brasileiro (Cob) para resolver a situação. A partir daí, a Prefeitura conseguiu um prazo de 10 dias para completar todos os dados das possíveis instalações a serem cadastradas ainda no primeiro momento do cadastramento das cidades pelo Comitê. 
“Toda esta documentação que deveria ter sido preenchida num prazo de quatro meses, foi preenchida pela Secretaria de Esportes e Lazer em apenas oito dias, e entregue para uma nova avaliação, agora sendo atendidos todos os requisitos solicitados pelo Cojo”, salientou.
Para finalizar, o secretário acrescentou que não acredita que o ocorrido esteja ligado a questões políticas ou pessoais. “Caso Petrópolis ficasse fora dos megaeventos, os prejuízos não seriam somente mensuráveis economicamente, pois deixaríamos de aproveitar um momento ímpar de comprometimento e investimento nas áreas de esporte, cultura, educação e turismo. Ressalto que Petrópolis continua com chances reais de ser inserida, novamente, na lista das sub-sedes das Olimpíadas Rio 2016”, frisou.

Também foi destacado durante a sessão que: 
- A decisão de inclusão da cidade no primeiro momento de exposição em Londres é eminentemente técnica; 
- O cadastramento inicial não é definitivo; 
- A cada seis meses, a partir de agosto de 2012 até janeiro de 2016, poderão ser incluídas novas e recuperadas instalações; 
- O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (Cojo) necessitará de pelo menos 600 instalações multidisciplinares para oferta em 2016 em todo o Brasil; 
 - Foi entregue a documentação completa dos seguintes equipamentos esportivos da cidade de Petrópolis: Manège Vale da Estrela, Fape Multisaltos, Manège Domar, Haras Massagana, Sesc de Nogueira, Bomtempo Raquete Resort, Complexo Esportivo Fábrica do Saber, Serrano Futebol Clube, Petrópolis Esporte Clube, Petropolitano F.C (sede social e Valparaíso) e Esporte Clube Corrêas; 
- Nada impede que instalações não cadastradas neste primeiro momento possam ser incluídas nas janelas a serem abertas a cada seis meses até janeiro de 2012.

FONTE: Ascom / Fotos: Daniel Carvalho