terça-feira, 11 de junho de 2013

COMUNICADO: SMH NÃO CONTARÁ MAIS COM SRVIÇOS DE PEDIATRIA E OBSTETRÍCIA

O Hospital SMH – Beneficência Portuguesa informa que a partir do dia 30 de junho não contará mais com as especialidades de pediatria e obstetrícia (maternidade). A decisão tomada pela diretoria faz parte de uma grande reformulação que será implantada no segundo semestre para que o hospital mantenha a excelência no atendimento e nos serviços prestados. Questões como a falta de repasse de verbas por parte da Prefeitura – que tem uma dívida de R$ 1,5 milhão com o SMH referente a procedimentos realizados por meio de mandato judicial devido a falta de estrutura da rede pública – e de planos de saúde, além dos problemas relacionados à contratações – os pediatras são hoje os profissionais mais escassos da medicina – fizeram com que o hospital optasse por um novo direcionamento.
O objetivo é manter o foco no público adulto e idoso, concentrando os investimentos em setores como a cardiologia e a neurologia, além de áreas como a urgência e as UTIs, que também vão passar por mudanças. O hospital tem hoje capacidade para realizar procedimentos de alta complexidade e conta com infraestrutura dotada de tecnologia avançada e especialistas qualificados, sendo totalmente resolutivo.
É com pesar que a diretoria anuncia o fim dos atendimentos de urgência e internações pediátricas, o que consequentemente compromete os serviços de obstetrícia, que, por este motivo, também serão cortados. Porém, diante dos desafios enfrentados e da necessidade de adotar um planejamento que evite outros tipos de prejuízos não apenas ao hospital como também aos pacientes, estamos certos de que esta é a melhor decisão.
O hospital ressalta que antes de optar pelo encerramento dos serviços de pediatria e obstetrícia, tentou dialogar com os convênios e com o município, porém, lamentavelmente sem sucesso. O montante de R$ 1,5 milhão que o SMH ainda espera receber é referente ao atendimento prestado a mais de 30 pacientes que não tiveram seus direitos respeitados pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Acatando a decisão da justiça e, acima de tudo, em respeito à vida, o Hospital SMH acolheu e realizou os procedimentos recomendados para cada caso.

Por fim, o SMH garante aos seus pacientes, profissionais e parceiros que o hospital continua funcionando e atendendo com eficiência e qualidade, e que continuará investindo na saúde de Petrópolis.
Diretoria do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa