terça-feira, 29 de junho de 2010

HUGO LEAL : PALESTRA NA ADJORI (RJ)

Diploma de jornalismo é tema de palestra proferida pelo deputado federeal em congresso promovido pela Associação dos Diretores de Jornais de Interior do Estado do Rio
por Rosane de Freitas*

Ressaltando o papel fundamental dos jornais do interior e do esforço e vocação que precisam para sobreviver, o deputado Hugo Leal saudou os participantes do XIII Congresso da Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Adjori-RJ), realizado no último fim de semana no Hotel Alpina, em Teresópolis.Como um dos palestrantes, ele falou sobre a PEC 386/09, que restabelece a exigência do diploma para o exercício do jornalismo.

Relator da matéria, Hugo agradeceu a oportunidade de partilhar com os profissionais da imprensa este tema que é destaque no cenário nacional e expôs aos congressistas detalhadamente toda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e como estão os trabalhos na Câmara sobre o assunto, inclusive das três audiências públicas que já foram realizadas pela Comissão Especial que analisa a proposta.

Em debate caloroso e produtivo, o parlamentar ouviu os questionamentos dos participantes, com posições contrárias e favoráveis à PEC 386/09, de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-MG). “O importante agora é vencer a questão constitucional. Precisamos separar liberdade de expressão da liberdade de informação. O que preocupa é a falta de diretriz, estamos trabalhando um conceito. Vamos ter que encontrar o equilíbrio”, disse Leal.

O Presidente da Adjori, Paulo César Caldeira destacou a importância de o debate não ficar centralizado somente nas grandes capitais. “Os veículos impressos do interior totalizam uma tiragem de mais de 500 mil exemplares/dia. É dessa forma que hoje estamos aqui representados”, lembrou Caldeira. O parlamentar explicou que está aberto a debates, questionamentos e propostas e sugeriu que durante o evento fosse retirado um documento sobre a PEC e a ele encaminhado. “O meu papel como relator é ouvir todos os segmentos interessados e estou aqui também aberto a sugestões. A minha responsabilidade é respeitar os conceitos do STF e passar as informações” acrescentou.

Mais de 50 veículos de comunicação do interior do Estado participaram do evento. Petrópolis esteve representada pela jornalista Marise Simões, diretora do jornal cultural “Petrópolis em Cena”, e por Francis Leoni, também diretor do mesmo veículo. Na ocasião, Hugo Leal foi homenageado recebendo do ex-presidente da ADJORI, Jordan Amora o diploma de amigo da associação.


(*) Assessora de comunicação do dep. Hugo Leal

Foto: Ari Gomes