terça-feira, 15 de junho de 2010

NOVO LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO

Coletânea de trabalhos de pesquisa interessante trata da educação em todo o Estado do Rio de Janeiro
Histórias sobre a concepção do primeiro Ciep. A primeira Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Imigrantes alemães e também com o ofício de professores em Petrópolis, a história e a tradição do Colégio Notre Dame de Sion. Estes e outros registros compõem o livro Histórias de Pesquisa na Educação/ Pesquisas na História da Educação, que a UCP lança na sexta, dia 18/06, às 19 horas no salão nobre do campus BC. Durante o evento, está prevista uma mesa redonda sobre o tema da nova obra.
Editado pela Quartet e financiado pela FAPERJ, tem as professoras Maria Celi Chaves Vasconcelos e Lia Ciomar Macedo de Faria como organizadoras, além de outros seis autores, pesquisadores dos programas de pós-graduação em Educação da UCP e da UERJ.
O livro está dividido em duas partes: a primeira, refere-se às pesquisas que remontam ao século XIX. A segunda, enfoca a história da educação mais recente, com pesquisas que abordam o ideário da educação republicana. A escolha dos temas, a seleção dos objetos, os procedimentos metodológicos e a eleição das fontes são algumas das especificidades de cada estudo dissertativo e monográfico apresentado na nova obra. Mesmo com recortes e delimitações bastante diferenciadas, os capítulos possuem características semelhantes, pertinentes a pesquisas na história da educação brasileira e, em particular, na educação fluminense.
Os trabalhos apresentados formam a coletânea de pesquisas levadas adiante por dois grupos de pesquisa do Mestrado em Educação da UCP: o de História e Memória das Políticas Educacionais no Território Fluminense, liderado por Maria Celi Chaves Vasconcelos, e o grupo de pesquisa Ideário Republicano e Educação Fluminense, liderado por Lia Faria.