segunda-feira, 14 de junho de 2010

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

MDS reforça o combate à violência contra idosos
Nesta terça-feira (15), em Brasília, governo lança campanha nacional em defesa de pessoas da terceira idade. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é um dos órgãos que desenvolvem ações e serviços em benefício dessa população
Mais de 21 milhões de pessoas no Brasil são idosos, o que equivale a 11% da população brasileira. Pesquisas apontam que esse contingente deve dobrar daqui a 20 anos. Até 2050, a expectativa de vida, que hoje é de 75 anos, pode chegar a 90. Com base nesses dados, a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Margarete Cutrim, afirma a necessidade de o País ficar atento a um fenômeno que se expande: a violência contra os idosos. Esta terça-feira (15) marca do Dia Mundial de Sensibilização da Sociedade para a Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa.

Campanha – Ainda nesta terça-feira, em Brasília (DF), haverá o lançamento da Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. O slogan “As pessoas idosas têm o direito de ir e vir com segurança e tranquilidade. Respeitar esse direito é um ato de cidadania” virá estampado nos cartazes e folhetos informativos. Entre as autoridades, participarão o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e o presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, José Luiz Telles. Pelo MDS, estarão presentes a coordenadora Iracema Souto e a assessora técnica Mariana Machado.
Carteira do Idoso – Pessoas com 60 anos ou mais têm direito à carteira que garante gratuidade e desconto de 50% no valor das passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. A Carteira do Idoso, como é chamada, foi instituída pelo MDS e aprovada em 2007 pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), formada por representantes dos três níveis de governo. Até março deste ano, cerca de 544 mil documentos foram expedidos em todo o País. Para garantir o benefício, os interessados devem procurar as secretarias municipais de Assistência Social e ser inseridos no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.