quinta-feira, 21 de março de 2013

BOMTEMPO VOLTA A PERCORRER LOCAIS ATINGIDOS PELAS CHUVAS


O prefeito Rubens Bomtempo voltou a percorrer as áreas atingidas por deslizamentos de terra causados pelas chuvas do último fim de semana. Ao lado do deputado federal Hugo Leal, o chefe do executivo conversou com moradores, deu orientações e explicou as medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos do município para garantir o rápido atendimento.
“Iniciamos mais um dia de trabalho com a meta de desenvolver ações com mais eficácia. Estamos priorizando as famílias que estão dentro dos abrigos e realizando um levantamento social, permanecemos com um grupo de engenheiros na rua agilizando as vistorias. O objetivo é identificar quais famílias podem voltar para casa e quais ficaram dependentes do aluguel social”, explica o prefeito.
Essas famílias não poderão voltar para os imóveis e serão incluídas no cadastro para serem beneficiadas com casas populares. Ao mesmo tempo, a Prefeitura está definindo outras ações que deverão ser adotadas, como as obras de contenção de encostas.
Famílias que não tiveram os imóveis atingidos e estão fora das áreas de risco já começaram a retornar para suas casas. Foi providenciada a contratação de 500 pessoas para atuar em frentes de trabalho auxiliando, inclusive, na limpeza de residências. “Nesse primeiro momento, estamos priorizando a liberação de algumas vias que ainda estão interditadas para garantir a normalização do transporte público”, diz Bomtempo, determinando que Comdep, Secretaria de Obras e CPTrans unissem esforços num mutirão para garantir que todas estejam limpas e desobstruídas até o fim dessa quinta-feira.
Até às 17h de hoje (21-03), um total de 998 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil. Hoje, os corpos de mais três pessoas foram encontrados na localidade conhecida como Boca do Mato, nas margens da Rodovia BR-040, elevando o número de mortos para 31. Quarenta e quatro pessoas ficaram feridas e, dessas, treze permanecem internadas no Hospital Santa Teresa, quatro delas no CTI. O número de desabrigados e desalojados caiu de 1.463 para 1.079 pessoas, enquanto os pontos de abrigo passaram de 27 para 18.
Ao todo, a Prefeitura está atuando com mais de mil homens nas ruas, numa força conjunta com a Defesa Civil, voluntários e diversas secretarias. Outras 300 pessoas, entre psicólogos, assistentes sociais e voluntários prestam assistência às famílias.
Durante todo o dia as frentes de trabalho atuaram nas comunidades para garantir a liberação de vias. Até o fim dessa tarde, apenas três linhas permaneciam sem operação, como Ventura, Monte Florido e Oswero Villaça, o que representa 1% da frota da rede de transporte coletivo. Na segunda-feira 25% das linhas estavam sem atendimento, na terça, 13%, na quarta, 7% .

LISTA ATUALIZADA DAS VÍTIMAS QUE PERMANECEM NOS HOSPITAIS:

Permanecem internados:
No CTI:
Ricardo Correa – 45 anos
Gabriel Felipe Ribeiro de Souza Matos – 28 anos
Liliane Pereira da Silva – 15 anos
Rodrigo Oliveira – 21 anos

Permanecem nos quartos:
Carlos André de Paula Rodrigues – 06 anos
Adriano Jorge Barbosa de Oliveira – 14 anos
Juliane Cristina de Almeida – 26 anos
Marcelo da Silva Moura – 41 anos
Geraldo Maurício – 52 anos
Paulo Vinícius Mattos – 47 anos

Maria Aparecida Rodrigues – 44 anos
Rondinelli Santana de Oliveira – 35 anos
Bruno Francelito – 23 anos

Alta médica:
Rafaela de Oliveira – 23 anos
Lucimar de Sá e Silva – 42 anos

Transporte coletivo
Vias/Bairros com atendimento interrompido
Ventura (Estrada da Saudade). Deslizam ento de terra e queda de poste de iluminação.
Monte Florido (Estrada da Saudade). Risco de queda de residência. 
Oswero Villaça (Alto da Serra). Deslizamento de terra.

Vias/Bairros com atendimento parcial:
Rua Lopes de Castro (Valparaiso) – via de ligação entre os bairros Dr. Thouzet e Valparaiso (chapa 4);
Rua Minas Gerais/Friburgo. Embora tenha sido liberada para o tráfego dos ônibus a comunidade impediu a operação do serviço;
Rua Euclides da Cunha. Afundamento da pista com risco de queda de muro sobre residência. Necessita avaliação técnica;
Taquara. Ônibus atendem até o antigo ponto final da linha. A Rua Antônio da Silva Ligeiro permanece interditada para veículos pesados;
Rua Alagoas falta liberar o ponto final de baixo. Limpeza e lavagem da pista em execução;
Rua Bahia. Deslizamento de terra e queda de parte da via. Ônibus atendem até o antigo ponto final da linha;
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
Fonte: Assessoria