quarta-feira, 20 de março de 2013

PREFEITURA DE PETRÓPOLIS: BOLETIM 5


Depois de se reunir com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho e com o coronel Sérgio Simões, secretário Estadual de Defesa Civil, o prefeito Rubens Bomtempo voltou a percorrer os locais mais atingidos pelas chuvas que castigaram a cidade nas últimas 48 horas, como Quitandinha, Dr. Thouzet e Independência. Desde a noite de domingo e fim da tarde de hoje foram contabilizadas 27 vítimas fatais, dez  foram encontradas hoje no Alto Independência, Quitandinha e na Rua Lopes Trovão. Duas ruas cederam na tarde dessa terça-feira no Quitandinha: a Rua Bahia e Rio Grande do Sul, interditando as vias e dificultando o trabalho da secretária de Obras e da Comdep.
Desde a tarde do último domingo, 644 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil.  Um total de 1.463 pessoas estão nos 27 pontos de apoio espalhados pelos bairros mais atingidos. Não existe previsão de chuva. O maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas foi registrado no Centro e chegou a 69 milímetros, seguido por Corrêas e Morin que, respectivamente, chegaram a 46mm e 32mm. No Quitandinha, onde os pluviômetros chegaram a marcar 499mm em 96 horas, nas últimas 24 horas teve uma queda significativa, com 23.5mm de chuva. De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Inea – Instituto Estadual do Ambiente, o município saiu do estado de atenção e permanece em estado de vigilância.
A Prefeitura de Petrópolis está promovendo uma série de ações no município. As calçadas da Rua do Imperador já estão sendo lavadas e a Secretaria de Fazenda iniciou um levantamento das perdas dos comerciantes, incluindo as Ruas do Imperador, Washington Luiz e Coronel Veiga. A criação das Secretarias do Vale do Cuiabá e da Defesa Civil, são dois projetos que já foram encaminhados a Câmara Municipal, onde aguardam aprovação.
A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), já iniciou o laudo técnico social e a qualificação de todas as pessoas vítimas das chuvas. Elas também contam com o atendimento de psicólogos e de assistentes sociais. Agora, a Prefeitura trabalha para iniciar o laudo técnico de engenharia das construções interditadas pela Defesa Civil.
Cerca de 100 pessoas foram contratadas para a frente emergencial de trabalho determinada por Bomtempo e este reforço ainda vai receber mais 400 homens. Outras 180 pessoas, entre funcionários da Defesa Civil, de diversas secretarias e voluntários especializados também estão pelas ruas auxiliando nas vistorias das ocorrências. Além disso, cerca de 250 bombeiros do Estado permanecem na cidade.