quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

BOMTEMPO FAZ VISTORIA NO VALE DO CUIABÁ E ANUNCIA MELHORIAS PARA A REGIÃO


        A garantia do acesso seguro e digno dos moradores do Vale do Cuiabá às suas casas foi o compromisso assumido pelo  prefeito Rubens Bomtempo ao vistoriar as pontes que foram danificadas com as chuvas que atingiram a região em 2011. Bomtempo lamentou a ausência do poder público nos últimos dois anos na localidade, onde não foi realizada qualquer melhoria. Ainda esta semana a Comdep e a Secretaria de Obras farão um mutirão para a limpeza da região, com desentupimento de bueiros e desobstrução das redes de águas pluviais.
         “É muito triste chegar ao Vale do Cuiabá e ver que nada foi feito, principalmente as obras estruturais nas pontes que dão acesso às comunidades, como a do Buraco do Sapo que tem mais de 100 famílias. Vamos levantar todos os custos e ver com o Estado a possibilidade de tomarmos a frente dessas intervenções”, disse Bomtempo ao lado do vereador Ronaldo Luiz de Azevedo, o Ronaldão; do secretário de Obras, Aldir Cony; do secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa; do coordenador da Defesa Civil, Rafael Simão e de moradores da localidade.
         O prefeito enviou esta semana um ofício às secretarias estaduais de Obras e do Meio Ambiente, com cópia para o governador Sérgio Cabral, solicitando a paralisação de todos os processos de licitação e ainda a reapresentação de todos os projetos previstos para a região na íntegra para a comunidade: “Precisamos atender aos interesses dos moradores e eles não foram respeitados nem ouvidos em momento algum. Não podemos esquecer que a prioridade é solucionar a questão das moradias das famílias que vivem no Vale”, destacou.
         Bomtempo também solicitou informações sobre uma possível verba proveniente de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões para a realização de obras de pavimentação do Vale do Cuiabá. A Prefeitura também fará um levantamento para a extensão da iluminação pública até o ponto final do ônibus do Vale e ainda a troca de lâmpadas.
         “Vivo no Cuiabá há 60 anos e nunca vou esquecer a dor que sentimos no dia 11 de janeiro de 2011 ao ver a nossa comunidade ser devastada. O mais difícil foi ver a inoperância do poder público enquanto a nossa gente continuava sofrendo. Só o fato do novo prefeito estar conosco aqui nos acalma. Nos sentimos mais amparados”, declarou a aposentada Maria Luiza Salgado.
         Com relação ao pagamento do IPTU, o prefeito também tranquilizou os moradores que perderam as suas casas  e já solicitou à Secretaria de Fazenda o imediato recadastramento das famílias: “Estou comprometido com o Vale do Cuiabá e vamos iniciar um trabalho para a região que seja sustentável atendendo, principalmente, aos interesses dos moradores”, concluiu Bomtempo.
         A criação da Secretaria Extraordinária de Recuperação, Revitalização e Reconstrução do Vale do Cuiabá é o compromisso do prefeito com a região e será o principal canal de comunicação entre os moradores e o governo municipal. Entre as medidas que serão adotadas pela nova Secretaria estão a construção de casas populares, a criação de uma lei específica para fomentar o desenvolvimento do comércio e a economia local, além da criação do memorial em homenagem às vítimas das chuvas.


MUTIRÃO PARA LIMPEZA DO VALE DO CUIABÁ

A Secretaria de Obras e a Comdep uniram forças num mutirão de limpeza do Vale do Cuiabá, em Itaipava. Cerca de 100 trabalhadores, com o auxilio de dois caminhões e uma retroescavadeira, chegaram cedo ao local. Pequenos reparos, como a construção de guarda-corpo em pontes e desobstrução de redes de águas pluviais, trabalho que havia sido deixado de lado nos últimos anos, são a prioridade. A medida foi anunciada pelo prefeito Rubens Bomtempo na visita realizada no local, na manhã de terça-feira.
De acordo com o secretário de Obras, Aldir Cony, a ação não tem data para terminar. “São serviços que fazem parte do dia a dia de trabalho, mas como foram ignorados, acabaram ficando acumulados. A determinação do prefeito é concluir esses pequenos serviços, inclusive a substituição de lâmpadas que estão queimadas”, destaca o secretário.
À Comdep, além da intensificação da coleta de lixo e entulho, também está realizando roçada e capina. “Estamos disponibilizando 80 homens para agilizar o mutirão e garantir que toda a ação seja concluída no menor espaço de tempo possível. Essa providência é o mínimo que podemos oferecer para aquela comunidade que já é muito sofrida”, diz Hélio Dias, presidente da Comdep.
O trabalho inicial foi determinado na última terça-feira pelo prefeito Rubens Bomtempo em vistoria realizada no local. Na ocasião, o prefeito lamentou a ausência do poder público naquela região nos últimos dois anos.


Fonte: Ascom
Foto: Evaldo Macedo