segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SETOR DE TURISMO RECEBE INCENTIVO PARA INOVAÇÃO DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS EM PETRÓPOLIS


 Flavio Gueiros, Márcia de Paula e Evany Noel (Diretora de Turismo FCTP).

Programa  oferece subsídio para o empresário fazer as mudanças necessárias
Na manhã desta sexta-feira (25), o Petrópolis Convention & Visitors Bureau esteve presente no Seminário - Oportunidades de apoio aos esforços das empresas do setor de turismo. O evento foi uma realização do Sebrae e da Redetec, com o apoio do PC&VB e da Fundação de Cultura e Turismo do município.
No encontro, com palestras ministradas por Flavio Gueiros e Jorge Esteves, consultores do SEBRAE, foi apresentado o estudo realizado sobre as características e demandas por tecnologia deste setor, que poderiam ser supridas por meio do conhecimento oferecido pelo programa SEBRAETEC.
O SEBRAETEC visa facilitar a inovação de serviços tecnológicos básicos para os micro, pequenos empreendedores e produtores rurais (não direcionado para quem está registrado no micro empreendedor individual), com o subsídio do SEBRAE de até 10 mil reais para a empresa por ano. “As oportunidades como a Copa de 2014 e Olímpiadas de 2016 estão aí e a cadeia do turismo ainda enfrenta problemas como falha no acesso à internet, ausência de inovação, pouco uso das redes sociais, marketing digital e aplicativos para smartphone”, explica Gueiros, enfatizando a importância da iniciativa.
“Precisamos remover essa ideia da cabeça do empresário do setor de que o atendimento  é um diferencial, atendimento não é mais do que obrigação, o que deve ser desenvolvido para virar diferenciais são identidade visual, produtividade, propriedade intelectual, metodologia, tecnologia da informação e comunicação e sustentabilidade, mas antes é preciso oferecer o básico”, esclarece Jorge.
Petrópolis foi escolhida como a primeira cidade da região a receber esse programa por conta dos vários atrativos que a cidade oferece (turismo de aventura, moda, tecnologia, história, arquitetura, entre outros), por ser um dos 65 destinos indutores de turismo do Brasil e também por se encaixar como cidade modelo comparada aos últimos estudos da Organização Mundial de Turismo. Os dados da OMT definiram o turista como alguém que prefere: viagens de menor duração; relacionar turismo à moda;  polarizar conforto e aventura; fazer programas de férias específicos e temáticos; produtos associados à natureza e ao ecoturismo; além de contato humano e personalizado.
Para Márcia de Paula, Gerente Executiva do PC&VB, este programa é um passo importante para que o turismo seja a força econômica que realmente deve ser. “Para que o todo mude, cada um de nós que faz o destino Petrópolis acontecer, precisa querer fazer essas pequenas mudanças”, acredita.
A expectativa é grande e para mensurar os resultados,  já foi marcada uma nova reunião em agosto, a fim de avaliar o primeiro semestre de adesão ao SEBRAETEC na cidade.
Para mais informações e saber como participar, é preciso entrar em contato com o SEBRAE, pelo número (24) 2237-0062.

FONTE: Ascom