sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PETRÓPOLIS DE LUTO PELA MORTE DE PADRE QUINHA



O corpo do religioso será sepultado em Itaipava


O sepultamento do Padre José Carlos Medeiros Nunes (Pe. Quinha), 56 anos, acontece sábado (dia 19), logo após a missa de corpo presente, às 11 horas, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão, na Igreja São José em Itaipava, ao lado do Liceu de Itaipava. Padre Quinha faleceu na madrugada de sexta-feira (dia 18) vítima de um enfarto fulminante enquanto dormia na casa de sua família em Itaipava.
Padre Quinha era conhecido em Petrópolis e em toda região por causa do seu trabalho social, principalmente com as pessoas dependentes de álcool e outras drogas e também pelo cuidado com a população de rua. Apoiava todas as iniciativas voltadas para os mais necessitados. Por causa deste trabalho foi nomeado Vigário Diocesano das Pastorais Sociais. Entre seus trabalhos, Padre Quinha é fundador da Oficina de Jesus, cujo carisma é cuidar das pessoas com dependência química e apoiava o grupo SOS Vida e a Pastoral da Aids.
O Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão manifestou sua tristeza pelo falecimento do Padre Quinha, afirmando que é uma perda grande para Diocese devido ao seu trabalho social junto àqueles mais necessitados. “Na certeza do abraço de Cristo neste momento de tristeza, permaneçamos em orações pelo consolo de familiares e grande número de amigos”, comentou o bispo.
Ele nasceu em no dia 1 de julho de 1956 em Petrópolis e na sua juventude participou do grupo de jovens da sua comunidade, Laginha, e do Movimento Semente. Aos 32 anos foi ordenado padre, no dia 11 de dezembro de 1988, juntamente com os padres Mario Coutinho, Luiz Mello, Vicente de Paula Silva, Roberto Francisco de Rezende e Geraldo Jorge dos Santos.
Uma das grandes obras do Padre Quinha, a qual dedicava boa parte de seu trabalho foi a Associação Oficina de Jesus. Esta obra teve ínicio no ano de 1997, quando o Pe. Quinha, desenvolvendo um trabalho com os mais necessitados, se deparou com uma situação que muito o preocupou: o problema dos dependentes de álcool. Depois de profundos momentos de oração, partilhando com alguns paroquianos, decidiu dar início a um trabalho conversando com moradores de rua dependentes de àlcool, e também aqueles que tinham família e tinham onde morar.
Um dos sítios que acolhe as pessoas recebeu o nome de "Sítio Nossa Senhora do Sorriso", pois segundo Padre Quinha, deve ser o lugar do sorriso de Nossa Senhora, “pois ela se alegra de ver os filhos que chegam doentes, se recuperarem e voltarem ao convívio social”. A obra conta com dois sítios, além da Pastoral de Rua que conta também com uma chácara para acolher a população de rua. O Padre Quinha, através da iniciativa do ex-vereador Marcio Vieira Muniz recebeu a Medalha Koeler por causa de seu trabalho social.
Além deste trabalho, Padre Quinha promovia a Pastoral da Saúde, principalmente a visita aos doentes e seus familiares e dividia a alegria deste trabalho com o Padre Francisco, da Paróquia do Alto da Serra. Em vários encontros, quando falava da importância da visita aos hospitais ressaltava a importância do acolhimento e do sorriso para os doentes. Ao fala para os agentes da Pastoral da Saúde, em julho do ano passado, Padre Quinha contou que “teve um dia que não consegui visitar todos os doentes de uma enfermaria e entreguei tudo nas mãos de Cristo e quando passei pelo corredor senti um paz tão grande que tive a certeza de que Cristo passou pela enfermaria”.