domingo, 5 de dezembro de 2010

COLUNA 07 DE DEZEMBRO


AMAZONA Júlia Lattouf de Almeida cercada dos pais Débora e Nelson, familiares e amigos.

Amazona petropolitana encerra temporada com chave de ouro!..
Depois de um início de temporada difícil, quando ainda procurava formar conjunto com L’Enfant Rebelle 3K – cavalo da raça BH até então pouco respeitado – a amazona petropolitana Júlia Lattouf de Almeida, de apenas treze anos, conquistou ontem, na Sociedade Hípica Brasileira, o título de campeã do ranking da FEERJ, na categoria pré-mirim, com obstáculos a 1,10 metros de altura. Com o resultado de ontem, Júlia sobrepujou por apenas meio (½) ponto à amazona Paola Electra Burger – que até então liderava o ranking – e deixou em terceiro o cavaleiro Kevin Cox Meira. A ascensão de Júlia já havia ficado patente na semana passada, quando, competindo em categoria agrupada, ou seja, concorrendo de igual para igual com jovens cavaleiros “A” e amadores, classificou-se em terceiro lugar, entre os mais de quarenta conjuntos que participaram do CSN/CSI W Internacional, também realizado na SHB. Então não foi surpresa para ninguém quando, neste último sábado, Júlia venceu a primeira etapa do concurso denominado 72º Aniversário da SHB 2010 (CSN), quando, também na categoria agrupada, assinalou a marca de 28,03s no desempate e deixou para trás outros quarenta concorrentes, muitos vindos de São Paulo, Minas Gerais e Brasília, entre outros estados da federação. Embora neste último domingo Júlia não tenha se saído tão bem – zerou a primeira passagem, mas cometeu três faltas no desempate - com os vinte pontos acumulados com a vitória de sábado, somados aos pontos assinalados ontem, terminou como vice-campeã na competição. De lambuja, Júlia Lattouf de Almeida também levou o título de campeã do Ranking da FEERJ, já que a prova também era válida pela última etapa desta competição. Júlia espera que em 2011 possa levar L’Enfant Rebelle 3K a vôos mais altos, já que pretende trocar de categoria no próximo ano e competir entre os mirins, onde os obstáculos ficam a 1,20m. Sobre a trajetória de Júlia no hipismo clássico, não custa lembrar que este é um esporte caro, onde, pela falta de recursos, ela luta com dificuldade até para se manter competindo, mesmo que seja com uma Sauber contra Ferraris, Mc Larens e RBR’s. Sem dúvida Júlia é uma guerreira e fez por merecer o título de campeã do Ranking da FEERJ, o que não havia conseguido em 2008, quando foi vice-campeã com Axé (um manga-larga)do ranking FEERJ e Campeã Estadual ou em 2009, quando ficou em terceiro com Papillon (PSI). Júlia atribui a maior parte do seu sucesso ao Professor Yves Sportiello, com quem treina em Araras (Manège Sportiello) e a L’Enfant Rebelle 3K, com quem finalmente formou conjunto e aos seus pais, por se sacrificarem para mantê-la competindo.

Concurso Correios
Os Correios divulgaram no último dia 2, o extrato de edital de um novo concurso, com previsão de abrir cerca de 10 mil vagas, em todo o país, para os cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo, com exigência de ensino médio. A previsão é que o edital completo seja divulgado ainda nesta quinta-feira, no site dos Correios. O prazo de inscrição será de 10 a 21 de janeiro, com taxa de R$ 30. Fique atento!

Projeto em Araras
Ontem, segunda-feira, ocorreu mais uma etapa do projeto “Meu querido pau-brasil”. Desta vez, o programa acontece na Escola Municipal Paulo Monte, no bairro Fazenda de Araras. Além do plantio de uma muda de pau-brasil, uma palestra sobre a importância histórica da árvore foi proferida pelo vereador Thiago Damaceno – que trouxe o projeto para Petrópolis – e a professora Maria Esmeralda Collares, responsável pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Educação da Prefeitura de Petrópolis.

Concerto
A Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação Companhia Siderúrgica Nacional é uma das atrações da programação Natal de Luz. A apresentação ocorre logo mais, as 19, no Theatro D. Pedro. Informação: 2235-3833.

Fonoaudiologia
A Secretaria de Saúde promove amanhã, às 9h o “I Encontro Integrado de Fonoaudiologia”, no auditório do Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira (CSCPMJF). Inscrições gratuitas: 2237-3616.