terça-feira, 14 de dezembro de 2010

COLUNA 14 DE DEZEMBRO


A FOTÓGRAFA Ana Paula Astino somou idade ontem e recebeu inúmeras manifestações de carinho por parte de familiares e amigos. A coluna entra no clima para lhe desejar muitas felicidades. (Foto: Profilm/ Marcos Lara)


Carruagem será restaurada

Uma das mais emblemáticas peças do Museu Imperial ganhará cara nova. A Carruagem Cerimonial de d. Pedro II, conhecida como Monte de Prata, será restaurada em 2011. A iniciativa, que conta com patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, a partir da Lei de Incentivo à Cultura, permitirá a conservação desse patrimônio histórico. O restauro ocorrerá em uma sala de vidro, especialmente montada para que o público possa acompanhar o processo. Desse modo, estudantes, profissionais da área e interessados em geral poderão conhecer os procedimentos de restauração de uma peça museológica. É a primeira vez que a peça, construída em 1837, passa por esse tipo de intervenção.

O Quebra-Nozes
O Espaço Cultural Arte na Avenida, sob coordenação geral da professora e diretora teatral Fátima Coutinho, moderniza este conto de Natal originalmente escrito por E.T.A. Hoffmann, em 1816, que será apresentado com músicas de Tchaikovsky. A história original é de uma menina de 12 anos e seus irmãos, que recebem de presente de Natal, um boneco quebra-nozes. Coreografias de Aline Starck, Carlos Machado, Juliana Neumann, Priscila Castro e Tiago Farinha. O espetáculo de final de ano o Quebra-Nozes: um Conto de Natal ocorre sábado, às 15h, no Teatro Afonso Arinos. Ingressos no local por R$ 20,00.

Concerto de Natal
O Coral de Petrópolis, associação com 21 anos de atividades, realiza no próximo dia 19, às 18h, no Palácio de Cristal, o seu Concerto de Natal. Serão apresentadas músicas natalinas tradicionais, do cancioneiro popular e internacional. Participação especial do Coral da Escola São Judas Tadeu, do bairro Mosela e da Orquestra Infantil Maré do Amanhã, do Projeto Estrada Cultural, desenvolvido na Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro e patrocinado pela LAMSA. A regência é do Maestro Júlio Siqueira

Colônia de Férias
Uma série de atividades que vão garantir a alegria, o lazer e a programação esportiva de crianças e jovens, dentre elas música, corrida de kart, teatro, passeios, jogos, atividades aquáticas, oficina de sucatas e gincana. Essa é a proposta de janeiro para a Colônia de Férias do Sesc Nogueira. As inscrições já estão abertas para 2011 em dois períodos: 9 a 16 de janeiro e 23 a 30 de janeiro, voltados para crianças de 7 a 12 anos. Mais informações pelos telefones (24) 2236-1150 (12h às 18h) ou www.sescrio.org.br.

Concurso Correios
Estarão abertas, de 10 a 21 de janeiro de 2011, as inscrições para o concurso dos Correios 2011. O Concurso Correios 2011 é destinado ao provimento de vagas para o cargo de Agente de Correios – Atividades: Atendente Comercial, Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo. As vagas são para todas suas Diretorias Regionais. Tanto o edital quanto a inscrição estão no site: http://concursosnobrasil.com.br/concurso-dos-correios/.

Novos horários
Devido às Festas de fim de ano, o Museu Imperial terá horários diferenciados de visitação. Nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente, a visitação ao Museu será feita em horário reduzido, das 11h às 14h. Já nos feriados de 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Dia Mundial da Paz), o Museu não estará aberto à visitação pública.

Momento 37
Esse é o nome do espetáculo que o Studio Jane Feraudy apresenta no próximo dia 19, às 18h, no Teatro Afonso Arinos do Centro de Cultura Raul de Leoni. Com coreografias baseadas na história da dança, desde 1950 até os dias atuais. Os participantes interagem plenamente na elaboração das coreografias, fantasias e na montagem do espetáculo. Como tema central a dualidade.

20 Anos Depois...
A exposição que comemora os 70 anos do pintor Roberto Franco Valente com pinturas a bico de pena do artista plástico, prossegue até 2 de janeiro de 2011 na. Galeria Aloísio Magalhães do Centro de Cultura Raul de Leoni.

Serenata Imperial
Na próxima quinta, às 20h, no Palácio de Cristal, um grupo de seresteiros anima as noites da cidade, apresentando canções de baluartes da nossa música. O programa visa o resgate e preservação da música popular brasileira.