segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MARCUS SÃO THIAGO SE FILIA AO PCDOB

O presidente do PCdoB em Petrópolis, Retano Freixiela, com Marcus São Thiago, o mais novo filiado ao partido comunista

O advogado e educador Marcus São Thiago, atual Diretor de Concursos e Processos Seletivos da Fundação CEPERJ (órgão vinculado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro), assina sua ficha de filiação ao PCdoB nessa terça-feira (20/12), em cerimônia que será realizada ao meio-dia na sede carioca regional do partido, localizada no Largo de São Francisco. O evento contará com a presença de lideranças partidárias de todo o Estado, entre as quais o presidente do diretório do PCdoB em Petrópolis, Renato Freixiela; a presidente estadual do partido, Ana Rocha; o deputado federal Edimilson Valentim; o presidente da Fundação CEPERJ, Jorge Barreto; o vereador do PCdoB da capital, Roberto Monteiro, entre outros.
Marcus São Thiago acumula uma vasta folha de serviços prestados à sociedade e aos movimentos sociais, desde o movimento estudantil secundarista, no qual ingressou em 1982. Nessa trajetória, manteve estreita parceria com o grupo político do ex-senador Luiz Carlos Prestes, um ícone do movimento socialista no Brasil, com o qual buscou sua formação política. No movimento universitário, foi Diretor de Cultura do Diretório Acadêmico Luiz Carpenter, da Faculdade de Direito da UERJ, mesmo cargo que ocupou no Diretório Central de Estudantes daquela universidade em 1988/89. Já formado no curso de Direito, São Thiago participou da coordenação do Colégio Opção, de 1991 a 2000, ao lado de seu pai, o Professor Nilton São Thiago.
Na política partidária, São Thiago ingressou em 1995 no PDT, conduzido pelo ex-prefeito Sérgio Fadel. Em 2001, já no PSB, ajudou a coordenar a candidatura do ex-prefeito Rubens Bomtempo à Prefeitura. Nos dois governos socialistas, foi Secretário de Administração, Secretário de Governo e Presidente da Fundação Cultural de Petrópolis. Em março de 2008, deixou a Prefeitura para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal, quando alcançou 1.716 votos, ficando na suplência do PSB.
Atualmente, além de fazer parte da direção da Fundação CEPERJ, Marcus São Thiago também é Secretário Geral do Instituto Luiz Carlos Prestes, presidido pela professora Anita Leocádia Prestes, filha de Prestes com Olga Benário. As relações de São Thiago com o PCdoB sempre foram muito estreitas e de fortes laços de amizade. “Tenho grandes amigos, tanto na direção estadual quanto na direção municipal do partido. Em 2006, cheguei a ser convidado pelo então presidente do PCdoB petropolitano, Pedro Cross, para concorrer a uma cadeira à Assembléia Legislativa, mas, na ocasião declinei o convite por conta dos compromissos assumidos com o governo municipal. Hoje, estou muito feliz com a minha nova casa e pronto para somar com o partido, no projeto político que está sendo construído de ampliação da ação política junto aos movimentos populares, para promovermos, coletivamente, a justiça social”, destaca Marcus São Thiago.
O presidente do PCdoB em Petrópolis, Renato Freixiela, comemorou o ingresso de São Thiago no partido. “Essa filiação faz parte da nossa estratégia de fortalecimento da legenda do partido, com vista à disputa de espaços políticos no Estado e, principalmente, no município. É muito importante estarmos buscando lideranças como ele, identificadas com o projeto político do PCdoB. O trânsito junto aos movimentos social, sindical e estudantil será de grande valia para o crescimento de nosso partido”, explica Renato Freixiela.
Fonte: APpress