sábado, 11 de dezembro de 2010

COLUNA 12 DE DEZEMBRO

PROFESSORES Regina Adão e Alexandre Gazé da UCAM


Primeira vez
Graças ao emprenho do pró-reitor de Coordenação e Expansão da UCAM Alexandre Gazé e da coordenadora de unidade Petrópolis, professora Regina Adão, a Orquestra Candido Mendes de Nova Friburgo fará sua primeira apresentação em Petrópolis no próximo dia 18, sábado, às 19h, no Theatro D. Pedro. Sob regência do maestro Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música da UCAM e do regente assistente o professor Marcos Botelho, a orquestra executará peças de Mozart, Bach, Villa-Lobos, Brahms. A apresentação, que faz parte da programação do Natal de Luz, tem entrada franca.

Sapore d’Italia
O X Petrópolis Gourmet terminou em 27 de novembro e deixou saborosas lembranças para quem esteve na Cidade Imperial. Petrópolis mostrou mais uma vez que, além de cidade histórica, é também a cidade da boa gastronomia, e as delícias preparadas durante o Petrópolis Gourmet já deixam saudades para o ano que vem. Agora é esperar até o ano que vem, pois, de acordo com os organizadores, 2011 será o Ano da Itália no Brasil, e festival vai homenagear o país com o tema “Sapore d’Italia”.


Fusão Processo
Esculturas em cerâmica vindas da Argentina e imagens recentes formadas no Brasil, mais especificadamente na fábrica de Cerâmica Luiz Salvador, formam a “Fusão Processo” de Leo Battistelli (FOTO). Este diálogo de imagens, que teve início em 2006, pode ser conferido até 11 de fevereiro de 2011 no espaço construído por Luiz Salvador há 60 anos, em Itaipava. No total, são 29 obras. Sete são inéditas e foram produzidas na Luiz Salvador. A mostra compõe esculturas, instalações, pinturas, objetos, louças e revestimentos arquitetônicos nesta tentativa de resgate de materiais.

Impressão Digital
O Centro de Design da Rua Teresa oferece há um mês o serviço de impressão de modelagem digital e já está com a média de cinco pedidos por dia. O crescimento mostra a confiança do empresário de confecção e aponta para a demanda reprimida existente na cidade. Apenas uma empresa privada oferecia o serviço de impressão de moldes em plotter, enquanto 50% das confecções da cidade utilizam o sistema digital. Com o Centro de Design instalado no prédio do Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa desde julho, a tendência é que os empresários invistam cada vez mais na tecnologia de modelagem digital.

Natal com Origâmi
Árvores, enfeites, guirlandas, anjos, estrelas, cartões, flores, animais, caixas e peças decorativas são confeccionados pela mágica arte japonesa do origâmi. A técnica milenar de transformar um pedaço de papel em objetos e desenhos encanta e impressiona quem vê arte feita apenas com dobraduras pode ser conferida durante uma mostra no Centro Cultural de Nogueira até 17 de dezembro com tema Natal com Origâmi, com visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingos de 9h às 14h. A mostra é realizada pelo grupo de Origamistas, Dobraduras da Serra.

Novo presidente
Jésus Mendes Costa, que é presidente da Facerj (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro), foi eleito na última quinta-feira presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ. Também foram eleitos: Cezar Vasquez (diretor-superintendente), e, para diretores, Evandro Peçanha e Armando Clemente. Os mandatos são de quatro anos.

Espaço Cultural
A Comac e a Escola Germano Valente inauguraram esta semana o Espaço Cultural Win Van Dijk, cujo principal objetivo é o fomento à cultura. A idéia é realizar exposições literárias e de artes, saraus, dentre outras atividades culturais propostas e elaboradas por professores e alunos. Mais um novo espaço para exposições de artistas petropolitanos.

Show de Natal
Será no próximo dia 17, às 20h, no Theatro D. Pedro, o aguardado show da cantora Monique Grazinoli, dentro da programação do Natal de Luz 2010. O espetáculo, que ocorre às 20h, é um especial de Natal, que contará com participações musicais convidadas. A entrada ao evento é um brinquedo que será doado no dia de Natal.

Corrida
Atletas adeptos de corrida rústica de várias cidades do interior do Estado, como Carmo, Paraíba do Sul, Três Rios, Cabo Frio e até de São Paulo já garantiram presença na Corrida Rústica de Natal, com apoio da Secretaria de Esportes. As inscrições antecipadas estão abertas na Ótica Martinho, mediante taxa no valor de R$ 15,00.

LEILÃO. Regina e Frederico Araujo em visita a exposição do  Garagem Salles, com Ana Maria Souza Lima