segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

COLUNA SÁBADO - DIA 18 DE DEZEMBRO


DEPOIS DE PRESTIGIAR o coquetel de lançamento da Exposição “Fusão Processo”, de Leo Battistelli na galeria da Luis Salvador, a atriz Guta Stresser, a Bebel da Grande Família, foi conferir as novidades e fazer umas comprinhas na loja da cerâmica acompanhada do figurinista global, Caio Albuquerque. A exposição vai até o dia 11 de fevereiro.





Mestrado em Educação
Para quem pesquisa como complementar seus estudos no próximo ano, o Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, único na região serrana, está com as inscrições abertas até 21 de janeiro e oferecerá vinte vagas para o primeiro semestre de 2011. Os candidatos devem passar, em fevereiro, por avaliação de currículo, apresentação de pré-projeto, prova escrita com base em textos e bibliografia recomendada, além de prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol). O mestrado será coordenado pelo professor doutor Antonio Flavio Moreira Barbosa.

Encontro de Museus
Durante o Encontro de Museus do Rio, no Museu Histórico Nacional, realizada na última quinta, participaram da mesa redonda “Colonização, Império e República: Museus na Região Serrana”: Maurício Ferreira Jr., pelo Museu Imperial; Marisa Guadalupe Plum, pela Fundação de Cultura e Turismo e Aluysio Robalinho, pelo Palácio Rio Negro. Na ocasião, serão lançados um portal com informações sobre os museus do Rio, o programa de TV “Museus do Rio”, veiculado semanalmente pela TV NBR e TV ALERJ e a apresentação de nove filmes sobre museus e locais de memória, incluindo Petrópolis.

Primeira vez
A Orquestra Candido Mendes é o destaque de logo mais, às 19h, no Theatro D. Pedro. Pela primeira vez apresentando-se em Petrópolis, a orquestra preparou um concerto com peças de compositores clássicos, como de Mozart, Bach, Villa-Lobos, Brahms. A regência é do maestro Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música da UCAM, e do regente assistente, o professor Marcos Botelho. A apresentação tem entrada franca e faz parte da programação do Natal de Luz.

Boas festas
Quem pretende passar o Natal e Ano Novo na Serra não pode deixar de conferir os pacotes oferecidos pelos hotéis e pousadas de Petrópolis. Diversos empreendimentos da cidade membros do Petrópolis Convention & Visitors Bureau estão com uma programação especial e imperdível para este final de ano. E você, vai ficar de fora? Confira todos os pacotes e programação no site www.visitepetropolis.com.

Palmas Acadêmicas
As Palmas Acadêmicas – honraria máxima conferida pela Academia Petropolitana de Educação – agraciou em 2010 a diretora do Colégio Ipiranga, Sonia Maria Valente Abi Daud, e o curso de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. A solenidade de premiação ocorreu na Concha Acústica do Museu Imperial no último dia 11, reunindo personalidades do meio educacional da cidade.

Universidade da Mulher
Alunas da Universidade da Mulher da Universidade Cândido Mendes organizaram esta semana um almoço de confraternização para encerrar 2010com chave de ouro. O encontro, que teve direito a homenagens, contou com a participação da coordenadora setorial da UCAM em Petrópolis, professora Regina Adão, que se recupera bem.

Papai Noel
As empresas Petro Ita e Cascatinha se uniram para alegrar a tarde da Creche São Francisco de Assis, na comunidade do Fragoso, na Estrada da Saudade. O Papai Noel distribuiu para as 52 crianças da creche os brinquedos doados pelos próprios funcionários e novos comprados pelas empresas. Além disso, as empresas levaram lanche, pipoca, algodão doce e uma equipe de animadores.

Em Itaipava
Quem passar pelo Shopping Itaipava neste sábado poderá aproveitar uma agradável tarde com um show de Jazz e ainda assistir a um emocionante espetáculo de Auto de Natal. Os eventos fecham a programação de Natal preparada pelo shopping para os clientes e visitantes.

Brasil da Alma
A Banda Marcial Imperial Petropolitana, da E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo, abrirá neste sábado, às 18h, no Campinho da Vila Felipe, a sua "Temporada de Glória - Brasil na Alma", com patrocínio da GE Celma, através do Ministério da Cultura.