quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CONCURSO PÚBLICO TEVE PRIORIDADE NA GESTÃO DE BERNARDO ROSSI

Portadores de necessidades especiais estão encontrando no concurso público da Câmara Municipal de Petrópolis uma perspectiva de conseguir se colocar no mercado de trabalho. O concurso, que teve prioridade absoluta na gestão do presidente da Câmara, Bernardo Rossi, acontece 30 anos após o último processo seletivo e pela primeira vez na história do Legislativo minicipal, abrirá vagas para deficientes. Das 31 vagas disponíveis no concurso, duas serão destinadas a portadores de necessidade especiais. “Tenho recebido ligações de várias pessoas interessadas em participar do concurso da Câmara e temos ajudado algumas delas a fazer a inscrição. Considero importante que o deficiente tenha esta oportunidade. Tivemos alguns concursos realizados na cidade anos atrás, em que deficientes não conseguiram espaço, mesmo sendo aprovados. Temos certeza de que desta vez a situação será diferente”, afirma o presidente da Associação Pró Deficiente, Marcelo da Silveira.
Convivendo com deficiências visual e auditiva há 20 anos - 10 deles sem conseguir uma colocação formal no mercado de trabalho - João Carlos Garcia Cunha, vê no concurso da Câmara a possibilidade de conseguir retomar a estabilidade profissional. “Já fiz a minha inscrição. Tenho o ensino médio completo, estou estudando muito e me preparando, pois é a oportunidade que tenho de conseguir uma colocação e garantir o sustento da minha família. Hoje a situação está muito difícil para o deficiente no mercado de trabalho. Nos últimos 10 anos, não consegui nenhum emprego fixo, só biscates, a coisa está complicada para os deficientes, principalmente porque além das dificuldades de acessibilidade ainda enfrentamos o preconceito e a discriminação. Essa perspectiva do concurso na Câmara de Vereadores é ótima. Tenho outros conhecidos que também vão participar. Essa oportunidade veio bem a calhar”, afirma João Carlos Garcia.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 31 vagas para o concurso da Câmara Municipal de Petrópolis, sendo 19 para cargos de nível médio, com salário de R$ 1.876,51 e 12 para cargos de nível superior, com vencimentos de R$ 3.738,97. Pela primeira vez, a Câmara terá vagas reservadas para portadores de deficiência. As provas serão realizadas no dia 17 de outubro e os aprovados deverão ser convocados no início do ano de 2011.
“Há 30 anos a Câmara realizou seu último concurso. Hoje temos apenas três servidores na Casa remanescentes daquela seleção. Fico muito satisfeito, não só por trabalhar pela realização deste concurso, mas também porque pela primeira vez na história da Câmara de Petrópolis, conseguimos aprovar a Lei que institui o Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) para os nossos servidores e pela pirmeira vez abriremos vagas para portadores de necessidades especiais”, afirmou Bernardo Rossi.
O presidente da Associação Pró-deficientes, Marcelo da Silveira, frisa que o concurso é uma oportunidade importante para os portadores de deficiência e marca uma nova visão do legislativo sobre a questão dos portadores de necessidade especiais. “Ao colocar no palácio da Câmara a cadeira especial, que permite o acesso de deficientes ao prédio, o Bernardo já havia demonstrado que quer abrir espaço para que o deficiente participe, assista as sessões e acompanhe o trabalho dos vereadores. Ele se empenhou para que o concurso público fosse realizado e com isso pela primeira vez, o deficiente terá oportunidade de trabalhar na Câmara, pois duas destas vagas serão destinadas à deficientes. Acompanhando o trabalho do Bernardo, percebemos que ele é interessado nas questões dos deficientes. Temos nos reunido e discutido questões importantes para os deficientes, como por exemplo a necessidade de transporte adaptado para os deficientes”, finaliza Marcelo da Silveira