sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SOCIAIS 8 DE AGOSTO

Petrópolis marca presençano Congresso da Rede CIDEU!...


FOI REALIZADO em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 28 e 30 de julho o Congresso anual da Rede CIDEU - Centro Ibero-americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano. O CIDEU desde sua criação em 1993 tem sido um fórum permanente de discussões e intercâmbios de experiências, idéias e boas práticas sobre questões urbanas, principalmente no tema de planificação das cidades. As cidades brasileiras que integram a rede são: São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Cairu, Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Juiz de Fora, Natal, Nova Iguaçu, São Luis e Salvador.

A REDE A CADA ANO realiza um evento para aprimorar as experiências e este ano a capital mineira recebeu o evento e também a presidência temporária da entidade. O tema do congresso de 2010 foi “Inovação e criatividade nas cidades”. O palestrante de honra que abriu o evento foi o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Ministro de assuntos estratégicos da Presidência da República. O diplomata foi Secretário-Geral das Relações Exteriores, de 2003 a 2009, chefe do Departamento Econômico, Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais e Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Paris. Do Brasil foram apresentados os seguintes casos de sucesso: Telemedicina de Porto Alegre, Bairro Escola de Nova Iguaçu, Internacionalização de Salvador e Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Belo Horizonte.

DE PETRÓPOLIS quem participou do evento representando a Fundação Latina de Cultura e o Conselho de Empreendedores e Jovens do Rio de Janeiro foi Marcos Junior Teixeira de Oliveira. No evento, ele aproveitou para conhecer experiências inovadoras na área cultural e intercambiar projetos que desenvolve na cidade especialmente seminários culturais. Alguns contatos servirão para projetos desenvolvidos em Petrópolis, especialmente o movimento Expresso Imperial de resgate do trem aqui na cidade e a realização de seminários culturais com entidades diplomáticas.

MARCOS OLIVEIRA se reuniu com Marcio Lacerda, Prefeito de Belo Horizonte, Leonel Neto, Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, Rodrigo Ochoa, Diretor de Planejamento Urbano de Guadalajara, México. André Gonçalves e Juliana Coli da Secretaria de Planejamento de São Paulo, Carlos Querino e Silva, Chefe do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Salvador e especialista na área de projetos de trens turísticos.

CONTATOS estabelecidos durante o encontro poderão ajudar alguns projetos desenvolvidos em Petrópolis com diversas instituições especialmente nas áreas de turismo, através do Expresso Imperial, do esporte, no intercâmbio com organizadores dos Jogos Panamericanos de Guadalajara em 2011, e de tecnologia da informação, através de parcerias na organização de eventos da área.

 NA CAPITAL mineira os participantes fizeram visitas técnicas ao projeto “Vila Viva”, de reurbanização de favelas e comunidades carentes, ao complexo paisagístico-cultural da Pampulha, especialmente nas obras de Oscar Niemeyer, ao Parque Municipal, ao Aquário de Belo Horizonte, Palácio das Artes, Mercado Central e ao Museu Histórico Abílio Barreto. O evento foi realizado, no primeiro dia, dentro do Instituto Inhotim um dos maiores complexos de arte visual ao ar livre do mundo e que fica nos arredores de Belo Horizonte. Quem quiser conhecer mais sobre o instituto basta visitar o site http://www.inhotim.org.br/.

MARCOS OLIVEIRA e Marcio Lacerda, Prefeito de Belo Horizonte