quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SOCIAIS 29 DE AGOSTO

INAUGURAÇÃO. Os doutores Fabrício Borges Carrerette e Kennedy Carneiro receberam o médico Antônio Fragoso Borges na inauguração da Uromedic.
 (Foto: Oliveira Jr.)

CIRCUITO ITALIANO DE GASTRONOMIA
Mais uma vez o Petrópolis Convention & Visitors Bureau segue a programação cultural da cidade e organiza o II Circuito Italiano de Gastronomia durante o período da Serra Serata – a Festa Italiana de Petrópolis. O evento é uma realização da Casa D’Itália Anita Garibaldi, em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo, e acontecerá entre os dias 03 a 07 de setembro, na Praça da Liberdade, no Centro Histórico da cidade. O festival se estende por mais uma semana e vai até o dia 12. Paralelo a tudo isso, nove restaurantes membros do Petrópolis Convention oferecerão aos seus clientes e visitantes um prato da culinária italiana criado especialmente para o evento. Legal, não é? Então aproveite!
 
SOBRADOS & CENTROS CULTURAIS
Os sobrados da Rua do Imperador e os casarões do Centro Histórico fazem parte do patrimônio histórico-cultural da cidade e são marcantes não só para quem mora em Petrópolis como também para quem visita a cidade. O Prefeito anunciou durante evento no Museu Imperial que a Caixa Econômica Federal passará ao município o Casarão Paula Buarque situado na Praça Dom Pedro. Recentemente o Banco do Brasil anunciou também a saída do antigo prédio situado na Rua do Imperador, sem destino certo até o momento. Para a cidade serão excelentes novos espaços de arte, cultura e entretenimento, mas devemos pensar, especialmente os gestores públicos, que são necessárias políticas públicas para educar a população a utilizar estes espaços.
 
PRÊMIO JULIA PALHARES I
Acontecerá no próximo dia 27 de setembro de 2010, Dia Mundial do Turismo, a entrega do Prêmio Joana Palhares, às mulheres que mais contribuíram para o turismo em 2009. A premiação relembra o nome de Joana Palhares, jornalista do Jornal de Turismo por mais de 20 anos e uma das mais atuantes redatoras da imprensa de turismo do Brasil. Joana cumpriu relevante papel na divulgação da cidade do Rio entre as décadas de 1970 e 1990 e foi responsável por várias colunas de turismo, inclusive a de Turismo Social, no Jornal de Turismo. Segundo Bayard do Couto Boiteux, um dos organizadores, a idéia do evento é “lembrar uma mulher que sempre teve em mente a necessidade de preservar e lutar pela imagem do Rio".

PRÊMIO JULIA PALHARES II
O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, da Fundação Cesgranrio e da Planet Work. O local do evento será anunciado no início de setembro juntamente com a lista completa de agraciadas. Quem já recebeu a notícia e será uma das laureadas com a distinção turística é a Prof. Maria das Graças Duvanel Rodrigues, atual coordenadora do Curso de História da UCP, mas até 2009 fora coordenadora do extinto curso de turismo. Graça Rodrigues foi indicada pelo colunista Marcos Junior Oliveira, convidado a integrar o júri em 2010 por sua atuação no universo cultural petropolitano.

VISITAS AO SION
Desde março de 2010, a Capela Nossa Senhora do Sion, no campus Benjamin Constant da Universidade Católica de Petrópolis, retomou a tradição das missas dominicais às 11h30, com celebrações acompanhadas de canto coral: em dois domingos do mês, as missas são cantadas pelo coral e orquestra da UCP e pelo Coral Laus Deo, do Colégio de Aplicação. A Capela Nossa Senhora de Sion está localizada na Rua Benjamin Constant, 213, Centro. Se você gosta de canto coral e música aliada ao encanto do local, com seus arcos, abóbadas e vitrais, verá a atmosfera perfeita propícia à paz e à meditação.

EXPO NA FASE
A exposição “Corpo- Anatomia, Arte, Tecnologia” prossegue com grande sucesso no Centro Cultural FASE - Casa Hercílio. A mostra, que pretende trabalhar de maneira estética todo nosso aparato biológico é parte inicial de um projeto que pretende criar um museu dedicado à anatomia humana em Petrópolis.

HOSPEDAGEM
O Instituto Marca Brasil, em parceria com o Ministério do Turismo, realizará um curso de capacitação voltado para gerentes de meios de hospedagem. O curso, que tem duração de 60h, será realizado no período de 08 a 29 de setembro, em Itaipava, em local a ser definido. Inscrição gratuita através do site: http://www.marcabrasil.org.br/.

FREI MOSER terá nova comemoração do seu aniversário hoje, desta vez um almoço no Terra Santa. Vale lembrar que o lucro obtido com os eventos será destinado para as obras sociais da Paróquia de Santa Clara e também do Centro Educacional Terra Santa. (FOTO: André Carvalho)