sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SOCIAIS 6 e 7 DE AGOSTO

O CASAL Leonel e Helen Quintella disse “sim”! A cerimônia do enlace matrimonial ocorreu no último dia 31 de julho, na Igreja de Sant'anna, em Sebollas, cidade onde a noite reside. (Foto: Liliam Mara)

SEMINÁRIO
Para celebrar a memória do grande pensador e intelectual católico Alceu Amoroso Lima, o Grupo de Trabalho Alceu Amoroso Lima estará reunido no próximo dia 13, na UCAM-RJ, para o seminário, “As novas formas de fazer política: Ficha Limpa e Conselhos Municipais”. Serão palestrantes: o reitor da UCAM Professor Candido Mendes, a diretora do CAALL Maria Helena Arrochellas, a subsecretaria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, Nelma Azeredo e o idealizador do Fórum Social e um dos criadores do Ficha Limpa Chico Whitaker. O GT Alceu Amoroso Lima reúne-se quatro vezes ao ano e é composto de 27 membros dentre eles: Acadêmicos Cícero Sandroni e Hélio Jaguaribe, Jornalistas Luiz Paulo Horta e Zuenir Ventura, Professor Plínio de Arruda Sampaio, Ministro Patrus Ananias, Dr. Miguel Reale Jr.

IN NATURA
Dez artistas plásticos, quase todos originários da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ, subirão a Serra para a segunda edição da exposição “In Natura”. Até 22 de agosto a mostra estará no Parque de Esculturas Lucia Miguel Pereira, na centenária Fazenda Monte Alegre, em Paty do Alferes. A entrada é gratuita mediante agendamento. A exposição é parte do já tradicional Festival do Vale do Café, que traz música, gastronomia e folclore para fazendas centenárias da região. Os artistas: Aglaia Peltier, Eduardo Mariz, Frank Ostrower, Gabriel Fonseca, Leila Bergallo, Lygia Bomfim, Marcio Zardo, Miriam Pech, Sonia Távora e Sueli Araujo apresentarão obras inéditas. Informações: 2484-4269

PETRÓPOLIS GOURMET 
Completando 10 anos, o mais importante festival gastronômico da região - Petrópolis Gourmet – já tem data marcada. Acontece entre 28 de outubro e 27 de novembro. Dentre os destaques, o II Concurso Cultural Gastronômico, vencido no ano passado por Anna Paula Leal, que, como premiação, passou 10 dias estagiando em restaurantes na França. Os alunos do I Curso de Cozinha Profissional da Fase, coordenados pela professora, a nutricionista e personal chef Caroline Geoffroy, também foram convidados a participar.


FESTIVAL DE JAZZ
Termina hoje o 11º Festival Vilarejo de Jazz. Durante quatro sábados, o público pode conferir artistas consagradas do meio e curtir apresentações de altíssimo nível. A última atração será o Serra Velha Quarteto, um grupo fundado em 2005 por músicos petropolitanos, que apresenta composições próprias e de outros compositores, com interpretações e arranjos feitos pelo próprio grupo. A apresentação ocorre às 19h, no Shopping Vilarejo, em Itaipava.

SEGUNDO TEMPO
Petrópolis vai instalar esse mês cinco núcleos do Programa Segundo Tempo (PST) do Governo Federal. As unidades irão funcionar, a partir do dia 20, no Ciep 038 (Quarteirão Italiano), na Comac (Centro), no Carangola Futebol Clube, no Colégio Estadual Rui Barbosa (Alto da Serra) e no Ciep 281 (Posse). O projeto é uma iniciativa da ONG Comunidade Nova, em parceria com o Ministério dos Esportes e tem o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura esportiva nas comunidades.

BATALÃO D. PEDRO II
O 32º Batalhão de Infantaria Motorizado - “Batalhão Dom Pedro II” - tradicional Unidade do Exército Brasileiro, completa 140 anos de existência no dia 12 deste mês. Para marcar a data e comemorar o seu aniversário, a Banda de Música do 32º Batalhão fará uma apresentação especial, levando ao público um repertório eclético com clássicos da MPB e da música erudita. A apresentação ocorre às 19h, no Theatro D. Pedro, e o evento é gratuito.

CLÁSSICO
Obra prima do genial Gil Vicente essa peça escrita em 1516, o “Auto da Barca do Inferno” é um clássico da literatura portuguesa. O espetáculo apresentado pelo grupo Satura Cia de Teatro é composto de um único ato e cenas sustentadas por um diabo e um anjo. Direção de Fábio Branco. Dias 20 e 21, às 21h, no Theatro D. Pedro.

PRÊMIO REGISTROS
O Canal Contemporâneo lança, pela primeira vez, o “Prêmio Registros - vídeos sobre arte”, que premiará até quatro vídeos sobre arte contemporânea brasileira produzidos entre os anos 1990 e 2010, com prêmios no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada. Inscrições abertas a partir do dia 10 de agosto. Acesse: http://www.canalcontemporaneo.art.br/.

PELA TERCEIRA vez em Petrópolis, o ator Marcos Veras (Zorra Total) apresenta seu show de humor na cidade, no Theatro D. Pedro, com direito a casa lotada. A apresentação ocorre na próxima quarta-feira, dia 11, às 20h. Imperdível!

COMÉDIA

O humorista Marcos Veras (Zorra Total), apontado pela crítica como um dos melhores da nova geração, estará na cidade para apresentar seu espetáculo de humor “Falando a Veras”, que destaca os personagens que ele criou e as imitações de cantores famosos. Dia 11, às 20h, no Theatro D. Pedro.

FOTOGRAFIAS
Petrópolis pelo olhar de uma criança é tema da exposição de fotografias dos alunos do 3º ano da Escola SESI que, através de ângulos diferentes, retratam as belezas da Petrópolis Imperial. A mostra poderá ser apreciada até o dia 15 deste mês na Galeria Aloísio Magalhães do Centro de Cultura Raul.