segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SOCIAIS 1 e 2 DE AGOSTO

ODAIR AFONSO: Marco Luigi será degustado no Casar na Serra. (Foto: Érico Leoni)


Um brinde a Marco Luigi
Este ano, pela primeira vez, o Casar na Serra contará com a participação da DG Distribuidora, que fornece vinhos e espumantes para as festas mais disputadas da cidade. Durante o evento, os convidados poderão degustar o espumante Marco Luigi – que é a estrela da casa – nas versões Demi-sec, Brut, Moscatel e Prosseco. Um bom exemplo é o espumante da reserva da família que foi produzido em pequeníssima quantidade, com uvas chardonay, pinot noir e merlot, com estado de maturação e sanidade ideal, cultivadas e selecionadas manualmente em vinhedos próprios. Chique, não?

Iniciativa Verde
Uma das novidades da edição do Festival de Inverno Sesc Rio 2010, que terminou neste final de semana, é que o evento recebeu o selo Carbon Free, por compensar as emissões de CO2 - decorrentes da realização do evento - através do plantio de 799 árvores nativas da Mata Atlântica. A certificação é da Iniciativa Verde, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público precursora na criação do programa ‘verde’. Por serem plantadas em áreas de proteção ambiental degradadas, tanto quanto contribuir para desacelerar o aquecimento global, colabora-se com o restauro de matas ciliares, ou seja, vegetação no entorno de rios, o que inclui preservação dos recursos hídricos, do solo e da biodiversidade. Como a atividade florestal possui forte sazonalidade, o início da temporada de plantio se dá em outubro. A compensação, por parte do Sesc Rio, se dará na APA da Bacia do Rio São João-Mico leão Dourado, em matas ciliares do distrito de Aldeia Velha, em Silva Jardim (RJ).

De olho no Brasil
O vídeo publicitário que divulga as belezas do Brasil produzido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para atrair turistas para a Copa de 2014 no Brasil foi dirigido por Rodrigo Meirelles. Seu tio, o cineasta Fernando Meirelles, assina a produção executiva.O filme mostra os destinos de destaque do país, como Foz do Iguaçu, Chapada Diamantina, Trancoso, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. O lema da campanha "O Brasil te chama, celebre a vida aqui" encerra o vídeo. Os anúncios da nova campanha de turismo do governo devem ser vistos por 400 milhões de pessoas em cem países diferentes.

Carlos Oswald
A vida e obra do artista plástico Carlos Oswald, que residiu em Petrópolis por mais de 40 anos e é autor, dentre outras, do desenho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, dos vitrais e painéis da Catedral de São Pedro e Alcântara e do desenho do Trono de Fátima, será transformada em Concurso de Releitura, aberto somente para as 150 escolas da rede municipal de ensino, a partir do segundo semestre deste ano. O evento oficial será no próximo dia 11, às 16h, no Teatro Afonso Arinos.

Bunka-Sai I
Sucesso absoluto em 2009, o Bunka-Sai – Festival da Cultura do Japão – traz, mais uma vez para o público, a cultura e as tradições do Japão. Durante nove dias, exposições, teatro, música, cinema, oficinas, demonstrações de Shiatsu, Bon-odori, Taiko, Kendo, Cerimônia do Chá e muito mais, poderão ser conferidas gratuitamente, no Centro de Cultura Raul de Leoni e no Museu Imperial. A realização é da Associação Nikkei de Petrópolis, Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo e Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

Bunka-Sai II
A abertura Bunka Sai está marcada para o dia 21 de agosto, sábado, às 10h, e contará com a participação do Coral Cant’Vox, sob a regência do maestro João Macedo e do Coral Infantil do Instituto Social São José, que apresentará canções “Ookina Kuri no ki no shita de”. Participações da Soprano Mariana Gomes e da contralto Karen Clavery, acompanhadas pelo tecladista Thiago Tavares.

Rally no Museu
O pátio do Museu Imperial recebeu uma grande atração: o V Rally Estrada União e Insdústria. Os organizadores do evento escolheram o Museu como uma das paradas da 2ª Etapa do II Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Antigos, de 29 de julho a 1º de agosto de 2010.

Rua Teresa
Este ano, a sétima edição do Rua Teresa Fashion trará novidades e inovação. O Senac, que é o co-realizador do evento, montará o lounge do Senac, espaço dedicado à beleza que será também aberto ao público. A data prevista para a realização do evento é de 16 a 18 de setembro.

Festival Dança
O 28º Festival de Dança de Joinville chega ao final registrando um aumento significativo de participantes em todos os seus 16 eventos. Foram 6.500 bailarinos profissionais, estudantes, coreógrafos, professores e pesquisadores do Brasil e do exterior respirando dança por 11 dias.