segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SOCIAIS 17 DE AGOSTO

MARCOS VERAS, de passagem por Petrópolis, posa ao lado de Vanda Ramos e Maria Helena Viard. Café e bate-papo com direito a muitas piadas...

CHÁ ROSA
O Chá Rosa, que tem como meta arrecadar fundos para a organização do Outubro Rosa, será realizado na sexta-feira, dia 03 de setembro a partir das 14h30 no salão da Catedral São Pedro de Alcântara. Trata-se de um evento internacional que tem como meta levantar a bandeira da detecção precoce do câncer de mama e informar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, além da realização do autocuidado e do auto conhecimento das mamas. O evento é organizado pela APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos. O ingresso já está sendo vendido na sede do CTO custa apenas R$10,00 (dez reais) por pessoa. Informações: (24) 2244-2005 e (24) 8111-9080

TRADIÇÕES NIPÔNICAS
O Museu Imperial é um dos palcos do Bunka-Sai 2010 – Festival da Cultura do Japão – comemora os 102 anos da imigração nipônica ao Brasil, destacando Petrópolis como primeiro município brasileiro a contar com uma delegação japonesa, em 1897. Este ano, o evento promove 16 atividades gratuitas aos sábados e aos domingos, de 21 a 29 de agosto, com o que há de melhor na cultura e nas tradições da Terra do Sol Nascente. Na programação ainda estão incluídas apresentações musicais e de dança, demonstrações de Taiko, Kendo e Iaido, e da Cerimônia do Chá.

DI LÉRNIA
De passagem pelo Brasil onde participa da III Semana Internacional de Arte Organística no Rio de Janeiro, o organista italiano Francesco di Lérnia estará na cidade para um dos dois únicos concertos que fará no Brasil. Dia 21, às 20h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o artista se apresenta por intermédio do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Di Lérnia é sucesso em toda a Europa, Ásia e Estados Unidos.

CONCURSO HÍPICO DE INVERNO
Começa no próximo dia 19, no Brejal, na Posse, o X Concurso de Inverno Haras Massangana, competição que encerra a temporada dos grandes concursos hípicos da Região Serrana. O evento contará com a presença dos melhores cavaleiros e amazonas do país, dentre eles o campeão Rodrigo Pessoa. A entrada é franca.

DESTAQUE
O petropolitano Alexandre Kappaun assina duas traduções que estão chegando ao mercado literário: “A Consciência de um Liberal”, escrito por Paul Krugman (ganhador do Prêmio Nobel de Economia) e “Hitler e o Nazismo”, do historiador Dick Geary. Este último que será lançado na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, evento que ocorre de 12 a 22 de agosto, no Anhembi.

SEMINÁRIO É SUCESSO
Foi um sucesso o Seminário de Regência com o músico alemão Hans Peter Schurz, trazido pelo maestro Paulo Afonso Filho, ministrado na sede do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis--IMCP durante uma semana. O maestro Schurz conheceu Paulo Afonso, regente do Coral Municipal, durante o Encontro Internacional de Corais em Cabo Frio, em 2008, e ficou impressionado com o trabalho do coro petropolitano. O resultado desse intercâmbio foi a vinda do maestro alemão, que desenvolveu um trabalho de alta qualidade técnica, partindo depois para as cidades de Campo Grande e Porto Alegre.
OS MAESTROS Hans Peter Schurz, Paulo Afonso Filho e Marco Aurélio Lischt, durante o Seminário de Regência Coral