terça-feira, 31 de agosto de 2010

BOMTEMPO PARTICIPA DE CAMINHADA PELA VOLTA DO TREM

Osmar Cabral presidente da filial Petrópolis da associação dos Ferroviários
O candidato a deputado estadual Rubens Bomtempo (PSB) participa no próximo dia 29 da caminhada “Descendo a Serra pela Volta do Trem”, promovida pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), Federação das Associações de Moradores de Petrópolis (Fampe) e Grupo Apaixonados por Petrópolis (GAPP). A caminhada começa às 9h partindo da Praça dos Ferroviários, no Alto da Serra. Bomtempo vai reafirmar seu compromisso em defesa do projeto de reativação da estrada de ferro Príncipe do Grão-Pará, que conta com um estudo de viabilidade contratado por ele quando foi prefeito e leva em consideração aspectos sociais e econômicos do empreendimento.
“Investimos R$ 300 mil e finalizamos um projeto completo para que a volta do trem a Petrópolis pudesse se transformar em realidade. O que norteou a iniciativa foi a preocupação com o ser humano. Quem vive perto da antiga malha ferroviária poderá ter uma fonte de renda. Além disso, a volta do trem representa uma chance real de recuperar a floresta nativa da região e resgatar a importância histórica da ferrovia, criando uma nova alternativa turística”, afirmou Bomtempo.
Para o presidente da filial Petrópolis da AFPF, Osmar Cabral, Bomtempo foi e continua sendo o grande incentivador da revitalização da ferrovia, que vai restabelecer um dos mais belos passeios turísticos da Região Serrana. “Participamos ativamente de todo o desdobramento do projeto, desde o lançamento até a entrega do documento pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária”, lembrou.
Bomtempo faz questão de ressaltar o empenho de Osmar Cabral e de outros incansáveis defensores da volta do trem, como os ex-ferroviários e entidades da sociedade civil. “Várias forças estão agregadas para resgatar esse sonho de antigas gerações”, disse Bomtempo em referência especial ao pai, o médico Rubens de Castro Bomtempo, que durante muito tempo atendeu as famílias dos ferroviários e tinha com elas uma ligação de carinho e amizade.
Gás natural também virou realidade - Concluir o estudo de viabilidade para a volta do trem foi uma das preocupações do ex-prefeito, que na Alerj quer defender a parceria com o Governo do estado para transformá-lo em realidade. Bomtempo lembra que pouco antes de concluir o mandato o próprio governador manifestou interesse em conseguir financiamento para as obras e que esse assunto precisa ser retomado.
“Muitos ainda vêem a volta do trem como utopia, mas foi assim também com o gás natural. Diziam que era impossível o gás chegar até aqui, mas contrariando os pessimistas conseguimos transformar Petrópolis na primeira cidade em região serrana do país a contar com os benefícios de uma energia limpa e barata. Quero ser deputado para lutar pela volta do trem que vai incrementar o turismo e será uma opção de transporte para os moradores que vivem na região”, completou Bomtempo.
O projeto de revitalização da estrada de ferro Príncipe do Grão-Pará prevê que cerca de mil passageiros-dia utilizariam o trem, considerando as viagens de ida e volta. Nos finais de semana, feriados, na alta temporada e programações especiais, estima-se que mais de três mil passageiros possam fazer o trajeto de trem.