segunda-feira, 18 de outubro de 2010

QUER ESTUDAR NA FRANÇA?

O EMPRESÁRIO Fábio Ribeiro e a noiva Natália durante evento na Vila Bella

Vive la France
O Concurso Cultural Gastronômico, que o Petrópolis Gourmet realiza, será destinado a descoberta de novos talentos. O primeiro lugar ganhará uma bolsa de estudos no Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD), durante o período de dez dias, incluindo passagens áreas de ida e volta, custos com hospedagem e alimentação, tudo concedido pelo Petrópolis & Convention Bureau, organizador do Petrópolis Gourmet. O segundo lugar, uma bolsa integral no curso de Padeiro Confeiteiro e o terceiro lugar, uma bolsa integral no curso de Confeitaria Básica e também no curso de Confeitaria Clássica, oferecidos em qualquer unidade do SENAC Rio. Inscreva-se gratuitamente até o dia 22 de outubro de 2010 através do site www.petropolisgourmet.com.br.

Tecnologia I
Teve início ontem, segunda-feira, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 18 e 24 de outubro. Com o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, a sétima edição da semana pretende estimular a difusão de conhecimento e o debate sobre as estratégias e formas de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua biodiversidade com sustentabilidade.

Tecnologia II
Durante o período, o Museu Imperial abrigará atividades como exposições do projeto Ciência Móvel da FIOCRUZ, de hoje a domingo, das 9h às 17h. O projeto é oferecido a escolas da rede municipal e estadual de ensino, com agendamento através da Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (24) 2246-8674 ou e-mail: seefreimemoria@petropolis.rj.gov.br.

Tecnologia III
O Museu também oferecerá, durante a semana, a visita temática Os Jardins do Palácio Imperial, de terça a sexta, às 10h, com exceção de quarta, quando ocorrerá às 12h. O projeto explora a história da criação dos jardins do Museu, a variedade de espécimes vegetais e animais do local, práticas para a sua conservação e temas ambientais diversos. A visita é realizada com o acompanhamento de um caderno didático e termina com o plantio de mudas de plantas. O público-alvo são alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental e é necessário agendamento prévio pelo telefone (24) 2245-7735. O projeto é gratuito para alunos de escolas públicas e privadas.

Memória do Mundo
O Museu Imperial recebeu a nominação para o Registro Nacional do Comitê do Programa Memória do Mundo, concedida pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura –, que tem por objetivo identificar documentos e/ou conjuntos documentais com valor de patrimônio documental da humanidade. A nominação no Registro Nacional diz respeito ao Conjunto documental referente às viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo.

Joglar Shakesperean
O cantor, violonista e musicólogo Ricardo de Sá e Benevides apresenta, dia 29 de outubro, 20 horas, seu mais recente concerto e álbum “Joglar Shakesperean”, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. Em destaque, novas canções do teatro elisabetano de William Shakespeare, além de algumas das canções irlandesas e medievais reunidas nos álbuns anteriores, Joglar e Joglar Éireann, lançados no Projeto Joglar.
Site da Appo
A APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos está com novo site no ar. Acesse: www.appo.org.br. Dentre as matérias, destaque para a Caminhada do Câncer da Mama, que ocorre no dia 30 deste mês, a partir das 17h na Catedral São Pedro de Alcântara.

Palestra
A professora e diretora teatral Fátima Coutinho – leia-se Espaço Arte na Avenida – ministra palestra sobre o tema “A função transformadora do teatro” para mulheres na Ge-Celma. O encontro ocorre no dia no próximo dia 27 de outubro às 14h.