quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BERNARDO ROSSI DEFENDE POLÍTICAS PARA A TERCEIRA IDADE

Bernardo Rossi com Silvana Coelho e integrantes da "melhor idade"
Maiores de 60 anos – hoje, em Petrópolis, segundo o IBGE, são mais de 60 mil pessoas – precisam de políticas públicas específicas para a sua faixa etária. Bernardo Rossi, candidato a deputado estadual pelo PMDB, acredita na viabilidade de projetos para a melhor idade a partir de parcerias com a iniciativa privada. “Na área de responsabilidade social as empresas têm hoje o maior interesse em promover e apoiar programas para a terceira idade. Cabe aos parlamentares dar meios, através de projetos, para que eles se tornem realidade. É o que pretendo fazer na Alerj”, afirma Bernardo Rossi.
Criação de centros de convivência onde sejam desenvolvidas atividades físicas e de entretenimento pode ser realidade se esta parceria for estimulada. “Outro projeto que é plenamente viável é um atendimento inicial, de encaminhamento do idoso aos serviços já existentes. Uma espécie de orientação, com apoio jurídico, inclusive, para que o idoso busque mais rapidamente e com maior conhecimento de seus direitos, o serviço que está pretendendo. Pode ser desde como efetuar um pagamento, marcar uma consulta médica ou cobrar na justiça um direito que já é resguardado”, exemplifica.
Para Bernardo – em seu segundo mandato como vereador – mas eleito na primeira vez com apenas 24 anos, unir a juventude com a experiência dos mais idosos lhe garantiu uma boa gestão como presidente da Câmara de Vereadores. “Nada substitui a bagagem de vida e ouço os mais velhos em todos os projetos e iniciativas”, afirma. Bernardo Rossi observa que a maior parte do público no ‘Câmara nas Comunidades’, as sessões itinerantes nos bairros, é formada pelos mais velhos. “Assim como são os idosos que mais utilizam o ‘Alô Câmara’, serviço telefônico gratuito oferecido pelo legislativo. São interessados, colaborativos e têm muito para compartilhar e ensinar”, completa Bernardo Rossi.
A integração entre jovens e idosos é uma as propostas de Bernardo Rossi como deputado estadual. “Tornar obrigatório na rede escolar o estudo do Estatuto do Idoso para estimular desde cedo o respeito dos mais novos à terceira idade e para que no futuro sejam conhecedores da legislação que vai lhe proteger é uma das minhas metas. Também quero propor parcerias para que idosos e jovens convivam em suas escolas e comunidades em atividades integradas”, afirma.