domingo, 26 de setembro de 2010

BERNARDO ROSSI: A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A TERCEIRA IDADE

Às vésperas das comemorações pelo Dia do Idoso – 27 de setembro – o candidato a deputado estadual pelo PMDB Bernardo Rossi destaca a importância do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esta parcela crescente da população. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Daí a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade. Em Petrópolis, estatística do IBGE mostra que a cidade já tem uma população de mais de 60 mil pessoas com faixa etária acima dos 60 anos.
-Esta população que precisa de políticas públicas específicas para a sua faixa etária. A nossa função no legislativo é criar projetos que viabilizem isso. Acredito que o caminho é a parceria com a iniciativa privada. Na área de responsabilidade social as empresas têm hoje o maior interesse em promover e apoiar programas para a terceira idade. Cabe aos parlamentares dar meios, através de projetos, para que eles se tornem realidade. É isso que vou fazer na Alerj”, afirma Bernardo Rossi.
Entre os projetos de Bernardo está a criação de centros de convivência onde sejam desenvolvidas atividades físicas e de entretenimento. “Outro projeto que é plenamente viável é um atendimento inicial, de encaminhamento do idoso aos serviços já existentes. Uma espécie de orientação, com apoio jurídico, inclusive, para que o idoso busque mais rapidamente e com maior conhecimento de seus direitos, o serviço que está pretendendo. Pode ser desde como efetuar um pagamento, marcar uma consulta médica ou cobrar na justiça um direito que já é resguardado”, explica o candidato
Apesar do aumento da população de idosos nos últimos anos, é grande a desinformação sobre a terceira idade e as particularidades do envelhecimento. A Constituição de 1988, deixou clara a preocupação e atenção que deve ser dispensada ao assunto, quando colocou em seu texto a questão do idoso. Somente depois da criação dessa Política, através da Lei 8.842, em 4 de janeiro de 1994, é que as instituições de ensino superior, por exemplo passaram a se adaptar, a fim de atender a determinação da Lei, que prevê a existência de cursos de Geriatria (especialidade que trata da saúde do idoso) e Gerontologia (ciência que estuda o envelhecimento).
Para Bernardo a conscientização dos jovens sobre a questão do idos é fundamental, neste sentido o candidato propõe a integração entre jovens e idosos. “Tornar obrigatório na rede escolar o estudo do Estatuto do Idoso para estimular desde cedo o respeito dos mais novos à terceira idade e para que no futuro sejam conhecedores da legislação que vai lhe proteger é uma das minhas metas. Também quero propor parcerias para que idosos e jovens convivam em suas escolas e comunidades em atividades integradas”, afirma.
Em seus dois mandatos como vereador, Bernardo, buscou aliar a juventude com a experiência dos idosos. Bernardo acredita que isso lhe garantiu uma boa gestão como presidente da Câmara de Vereadores. “Nada substitui a bagagem de vida e ouço os mais velhos em todos os projetos e iniciativas”, afirma. Bernardo Rossi observa que a maior parte do público no ‘Câmara nas Comunidades’, as sessões itinerantes nos bairros, é formada pelos mais velhos. “Assim como são os idosos que mais utilizam o ‘Alô Câmara’, serviço telefônico gratuito oferecido pelo legislativo. São interessados, colaborativos e têm muito para compartilhar e ensinar”, finaliza Bernardo Rossi.
FONTE: ASSESSORIA