sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SOCIAIS 04 DE SETEMBRO

 Cultura Japonesa agita Museu Imperial!..
(01) Apresentação da arte marcial Kendô, que utiliza espadas de samurai e de outros materiais. (02) Marcos Junior Oliveira ladeado das gueixas que realizaram a cerimônia do chá. (03) Senhoras do Instituto Cultural Brasil-Japão caracterizadas de gueixas especialmente para essa cerimônia. (04) Cerimônia do Chá. (05) Gueixas de papel. (06) Professor Mauricio, a esposa Cristina e o filho João, posam ao lado do casal Ami, presidentes da Associação Nikkei de Petrópolis. (07) O Jardim feito com origami, dobradura de pappel, que chamou a atenção do público. (M.Teixeira)  

Bunka Sai
A Associação Nikkei de Petrópolis já comemora o sucesso do Festival da Cultura Japonesa de 2010. O Evento foi um sucesso, as exposições tiveram recorde de público, as apresentações musicais e folclóricas no Museu Imperial foram um show a parte. Neste sábado, o grupo organizador se reúne para avaliar os pontos fortes e fracos do evento. Que em 2011 o evento cresça ainda mais.

A Cerimônia do Chá
No último dia 28, o que marcou a pontualidade japonesa com o detalhe foi a realização da tradicional cerimônia do chá. O público em silêncio observou o andar das gueixas, o preparo e a colocação do chá nos recipientes feitos especialmente para tal cerimônia. Antes dos convidados experimentarem o chá comiam um doce de feijão branco recheado com feijão preto japonês. Foi uma experiência cultural enriquecedora.

Diplomata Japonesa
Quem acompanhou desde o primeiro dia de evento subindo e descendo a Serra foi a diplomata japonesa Sra. Ayumi Yamashita, Vice-Cônsul do Japão no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que a jovem diplomata participava do evento, também era fotógrafa registrando todos os detalhes das cerimônias, apresentações folclóricas e exposições no Centro de Cultura Raul de Leoni. Mostrou-se entusiasmada em fazer novos projetos, principalmente palestras e cursos rápidos sobre a cultura japonesa aqui em Petrópolis.

Yukata – Kimono
O que chamou a atenção dos turistas que visitaram o Museu Imperial nos dois finais de semana do evento foram os membros da organização do Bunka Sai vestidos com a tradicional yukata, o famoso kimono japonês. O das mulheres se faz um nó borboleta gigante na parte de trás, que fica bem charmoso. No yukata masculino há um cinto de pano, com tecido mais maleável e conservador.

Lançamento
A Festa do Padroeiro de Petrópolis, São Pedro de Alcântara, será de16 a 19 de outubro na Catedral. Mas na última terça-feira, no Salão Paroquial da Catedral, ocorreu o lançamento da programação no com direito a degustação das principais ofertas das Barracas da Alemanha, Portugal, Itália, Líbano, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Lanchonete da Família e apresentação das brincadeiras da “Diverlândia” e dos artigos da Boutique da PJ.

Ação Social
A II Ação Social realizada na Comunidade do Thouzet e que foi realizada no último sábado, dia 28 de agosto, foi um sucesso. Durante o evento a APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos – conscientizou homens e mulheres que estiveram no evento sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e, além disso, recebeu doações de alimentos para compor as cestas básicas que são doadas mensalmente aos pacientes em risco social. Durante o evento, Maria Angélica, membro da APPO – também divulgou as metas do Outubro Rosa 2010.

Viva os festivais!
Diversos festivais movimentam a cidade no mês de setembro e atraem cada vez mais turistas para a região, com atividades e atrações para todos os gostos e públicos, tanto moradores quanto visitantes da Cidade Imperial. Dentre eles, a Serra Serata – Festa Italiana de Petrópolis, II Circuito Italiano de Gastronomia, Itaipava Wine Festival e o II Serra Wine Week.

Numerologia
O numerólogo Bruno Grazinoli continua atendendo na loja do Mundo Verde da Rua do Imperador, 864, no Centro da cidade. Ele faz avaliação numerológica com bases em dados como a data de nascimento e o nome de batismo e orienta com a melhor forma de utilizar e canalisar essas vibrações. Informações: (24) 2242-7788.