sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

BOMTEMPO REAFIRMA AO INEA COMPROMISSO COM MORADORES DO VALE DO CUIABÁ


           O prefeito Rubens Bomtempo se reuniu hoje com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e reafirmou que irá rediscutir com o órgão todas as ações para o Vale do Cuiabá. Bomtempo solicitou ao Inea a entrega de todos os projetos em andamento para conhecimento e análise da atual administração.  
         “Tem um mês que assumi a Prefeitura e não seremos omissos como o governo passado. O que está sendo feito pelo Estado na região não atende aos interesses da população. As famílias querem e precisam estar inseridas no projeto. São pessoas que perderam entes queridos, amigos e as suas casas. O poder público precisa, no mínimo, levar isso em consideração”, disse Bomtempo.
         A falta de diálogo entre o Estado, o poder local e os moradores foi criticado: “Só vamos avançar quando perceberem que o trabalho deve ser feito em conjunto, com a construção de uma linguagem única. É por isso que me proponho a participar diretamente deste problema para a construção de um projeto onde a prioridade seja os moradores”.
         O problema das pontes do Vale do Cuiabá foi um exemplo dado pelo prefeito Rubens Bomtempo para explicar a falta de presença e sensibilidade do poder público na região. “A reconstrução ou até mesmo a melhoria de pontes para dar dignidade e o direito ao cidadão de ir e vir não foi realizada até hoje. A Prefeitura deveria ter assumido essa responsabilidade junto com o Estado para dar uma resposta imediata. O mais importante é a pessoa que vive lá e que depende dessa estrutura. Dois anos se passaram e nenhuma melhoria foi realizada nesses acessos danificados. É uma falta de respeito”, destacou.
         A presidente do Inea, Marilene Ramos, concordou que houve pouco entendimento e disse ainda que “ás vezes não tem como compatibilizar os interesses do Estado com os das famílias”. Marilene explicou também que o a faixa de exclusão obedeceu aos critérios hidrológicos: “A participação da Prefeitura será muito importante e imprescindível. Estamos abertos ao diálogo e vamos apresentar tudo a esta administração”, garantiu.
         No dia 14 de janeiro o prefeito enviou ofício à Secretaria de Estado de Ambiente e à Secretaria de Estado de Obras, com cópia para o Governador Sérgio Cabral solicitando uma reunião em caráter de urgência e a paralisação e rediscussão do projeto executivo em andamento. A decisão foi tomada por Bomtempo depois de uma reunião no dia 12 de janeiro, data que marcou os dois anos da tragédia, com as principais lideranças comunitárias da região, além de representantes da Defensoria Pública, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, de todo secretariado municipal e de diversos representantes da Câmara Municipal.
         Na ocasião, Bomtempo recebeu a informação de que o projeto oferecido pelo Governo do Estado em parceria com a União para sanar as graves consequências das chuvas na região, não atende aos interesses dos moradores, que alegam nunca terem tomado conhecimento do mesmo em sua íntegra.
         Os moradores também não estão satisfeitos com o valor da compra assistida das casas oferecido pelo Governo do Estado porque se mostra abaixo dos valores que são pagos pelas unidades habitacionais construídas para a população que recebe de 0 a 3 salários mínimos.

Fonte: Ascom PMP
Foto: Evaldo Macedo