quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PREFEITURA REABRE CENTROS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Graças à convocação de 30 concursados, o prefeito Rubens Bomtempo irá reabrir cinco Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) e um Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS). Os núcleos estavam fechados desde o ano passado por falta de funcionários, fato que deixou sem atendimento cinco mil famílias em estado de vulnerabilidade social.  Os locais passaram por reforma, pintura, capina e receberam novos equipamentos de informática.
Segundo a Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setrac), as equipes dos CRAS oferecerão apoio socioassistencial às famílias, orientando a população no que se refere aos direitos dos cidadãos e vão trabalhar para reduzir a exclusão social. Desses 30 funcionários, 10 são assistentes sociais, 10 são psicólogos e 10 são profissionais para apoio administrativo e auxiliar em serviços gerais.
“Contaremos com a interação de outros setores do governo, como a Saúde, Meio Ambiente e teremos também o envolvimento do Terceiro Setor”, acrescentou o secretário  Jorge Maia.
Os CRAS vão disponibilizar informações e orientações sobre programas de assistência social do governo, tais como Aluguel Social, Cartão Imperial e Bolsa Família. Além disso, haverá cursos de qualificação profissional. Já o CREAS, contará também com outras especializações, como atendimento a mulheres e crianças vitimas de abusos sexuais.
Os CRAS estão localizados no Centro, Quitandinha  (Amazonas), Retiro, Vale do Carangola e Itaipava (dentro do Centro de Cidadania). O CREAS funcionará dentro do CRAS do Centro.
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif