terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA REGISTRARAM AVANÇO NO IFDM


Apresentação feita pela Gerência de Estudos Econômicos do Sistema Firjan revela melhorias nos itens Emprego & Renda, Educação e Saúde

Uma apresentação realizada pela equipe da Gerência de Estudos Econômicos do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) durante a última reunião da Comissão Intermunicipal da Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana revelou mais detalhes sobre o desempenho de cada um dos sete municípios abrangidos pela unidade (Petrópolis, Três Rios, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia, Areal e São José do Vale do Rio Preto) no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado em dezembro. Os números, que levam em conta dados de 2010 comprovam avanços: o índice da região melhorou 17% entre 2000 e 2010, em patamar levemente inferior ao do Estado do Rio (24%). O IFDM leva em conta análise nas áreas de Emprego & Renda, Educação e Saúde.
A pesquisa mostrou que os avanços na região foram puxados pelos resultados nas áreas de Educação e Saúde, onde a região teve desempenho superior à média estadual. OS principais destaques foram Petrópolis - que manteve o maior IFDM da Região Serrana (0,7956) (o 13º maior do Estado em 2010, assim como em 2000), Três Rios e Sapucaia - que apresentaram os maiores crescimentos na Região Serrana na última década (20%), com avanço nas três vertentes.
A evolução do IFDM de Comendador Levy Gasparian (19%), também refletiu no bom desempenho da região. O município conquistou boa avaliação em Educação e Saúde. Aidna de acordo com os números, São José do Vale do Rio Preto manteve o menor IFDM da região Serrana (0,6499) e Areal foi o município que menos avançou (11%), devido à estagnação na variável Emprego&Renda.
Criado pelo Sistema FIRJAN para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) chegou em dezembro em sua 5ª edição. Ntre os municípios da Região Serrana, Petrópolis é o destaque, com índice de desenvolvimento de 0,7956, o 13º melhor do Estado e o 363º do Brasil.
Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento - Emprego & Renda, Educação e Saúde - e utiliza-se de estatísticas oficiais divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Em 2012, os dados oficiais mais recentes disponíveis são de 2010, o que possibilitou uma análise detalhada das transformações sociais que marcaram o Brasil na primeira década dos anos 2000.
O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas reflexo da queda de outro município. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
  
RAIO X DA REGIÃO SERRANA

- Petrópolis: maior IFDM e IFDM-Saúde da Região Serrana

Emprego & Renda: Avançou, mas ainda moderado. Na região, atrás de Três Rios, ambos com alta geração de emprego. Ficou com o 13º maior IFDM do Estado.

Educação: Maior avanço. Agora, acima da média estadual. Na região, atrás de Paraíba do Sul e Comendador Levy Gasparian (alto).
Saúde: Alto desenvolvimento. Melhores indicadores em consulta pré-natal (76%) e óbitos por causa mal definidas (4%).

- Três Rios: maior IFDM-Emprego & Renda da Região Serrana
Emprego & Renda: Grande avanço. Agora, supera Petrópolis, mas ainda é moderado. Alta geração de emprego.
Educação: Avançou. Agora, acima da média estadual. Docentes com ensino superior: 80% x ERJ: 73% / Taxa de abandono: 1% x ERJ 1,8%. IDEB ainda baixo.
Saúde: Alcança alto desenvolvimento. Agora, abaixo da média estadual (0,8254).

- Comendador Levy Gasparian: alto desenvolvimento no IFDM-Educação e Saúde
Emprego & Renda: Avançou, mas ainda regular. Dificuldade na geração de emprego.

Educação: Maior avanço. Agora, acima da média estadual. Maior nota do IDEB na região 4,25 x ERJ: 3,9 / Atendimento educação infantil: 66% x ERJ: 45% / Docentes com ensino superior: 88% x ERJ 73%.
Saúde: Continua acima da média estadual. Consulta pré-natal: 71% x ERJ 63%.

- Areal: alto desenvolvimento no IFDM-Saúde
Emprego & Renda: Estagnação. Continua moderado. Dificuldade na geração de emprego.

Educação: Grande avanço. Mas, ainda abaixo da média estadual. Menor nota do IDEB: 3,6 x ERJ: 3,9
Saúde: Agora, alto desenvolvimento. Continua na média estadual. Melhor atendimento pré-natal e definição da causa-mortis.

- Paraíba do Sul: maior IFDM-Educação da Região Serrana
Emprego & Renda: Continua regular. Baixa geração de emprego.
Educação: Grande avanço. Agora, alto desenvolvimento. Maior média de horas aula da região: 4,7. Taxa de abandono caiu de 23% para 2,3%.
Saúde: Agora, alto desenvolvimento. Continua na média estadual. Mortalidade infantil por causas evitáveis caiu de 2,3% para 1,0%.

- Sapucaia: menor IFDM-Saúde da Região Serrana
Emprego & Renda: Grande avanço na geração de emprego. Passa de baixo para moderado desenvolvimento.

Educação: Pequeno avanço. Atendimento de educação infantil continua baixo.
Saúde: Único não alto da região. 10º menor IFDM do estado. Atendimento à gestantes com 06 consultas pré-natal: 41% x ERJ: 63%.

- São José do Vale do Rio Preto: menor IFDM e IFDM-Emprego&Renda e Educação da Região Serrana / 16º menor IFDM do Estado. Era o 6º menor em 2000
Emprego & Renda: Retração na década. Baixa geração de emprego. Renda média recuou de 2,5 S.M em 2000 para 1,8 S.M. em 2010.
Educação: Grande avanço. Mas, ainda abaixo da média estadual. Atendimento de educação infantil e número de docentes com ensino superior continuam baixos.
Saúde: Grande avanço. Alcança alto desenvolvimento. Atendimento à gestantes com 06 consultas pré-natal passa de 17% em 2000 para 67% em 2010.