quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PREFEITURA É PARCEIRA NA CONSTRUÇÃO DO BIODIGESTOR NO VILA RICA


O prefeito Rubens Bomtempo é parceiro da concessionária Águas do Imperador na construção de um biodigestor no bairro Vila Rica, em Pedro do Rio. O equipamento, destinado à produção de biogás, irá tratar dois litros de esgoto por segundo e tem capacidade para atender 700 famílias, o que representa uma média de 1,8 mil habitantes, abrangendo ainda a escola da comunidade. O diretor adjunto da concessionária, Márcio Salles, participou da visita ao lado do Prefeito e secretários municipais.
O projeto para a construção do biodigestor no Vila Rica já havia sido apresentado ao Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraíba do Sul e à sua Câmara de Compensação. Mas apesar de toda a contrapartida do município oferecida através da empresa Águas do Imperador, os recursos destinados ao trabalho ficaram retidos. “Estamos antecipando esse valor para que as obras pudessem ser iniciadas e, ao mesmo tempo, vamos trabalhar para conseguir liberar esses recursos, disse o prefeito, salientando que com a medida, começa a executar mais um compromisso que não teve tempo de concluir antes do fim de seu segundo mandato, em 2008.
Esse é o sétimo aparelho instalado pela concessionária no município, e não há cobrança de tarifa pelo tratamento. Cinco, dos seis biodigestores já implantados na cidade, foram construídos durante os dois primeiros mandatos do prefeito Rubens Bomtempo, como por exemplo, no Independência, Vila Ipanema e Vital Brasil, assim como no Bonfim e em Nogueira, além de um biossistema no Vale do Carangola. O próximo equipamento será construído no Quarteirão Brasileiro.
Os biodigestores não consomem energia elétrica, tratam o esgoto no local onde ele é gerado e, ao final do processo, o esgoto tratado é devolvido aos rios com até 85% de pureza em relação à carga orgânica inicial. Ouro fator importante é o custo de implantação de um biodigestor, que é cinco vezes menor do que de uma Estação de Tratamento de Esgoto convencional, cerca de R$ 60,00 por habitante. Os filtros são feitos com pneus e garrafas pet e não há cobrança de tarifa pelo tratamento.
Para a moradora Maria Rita Alves, que representa a Associação de Moradores do Vila Rica, o biodigestor irá aumentar a qualidade de vida da comunidade, principalmente por conta do mau cheiro causado pelo valão que passa pelo bairro. “É um cheiro muito forte, principalmente nos dias de sol. Ficamos empolgados com a providência e esperançosos, pois o governo mal começou e já começamos a ver os resultados”, disse.
Outro que elogiou a providência foi André Pitzer, de 40 anos. “É um benefício importante para a comunidade, porque o esgoto é jogado sem qualquer tratamento nesse valão. O mau cheiro irá sumir e a população de ratos irá diminuir consideravelmente”, disse, lembrando: “Ainda irá beneficiar a nossa creche, que passará a ser atendida pelo gás produzido pelo biodigestor”.
“É uma alegria fazer mais um biodigestor, que sem dúvida é a única maneira de tratar esgotos em determinados locais. Esse de Vila Rica, como os demais, contou com a participação efetiva da comunidade”, afirmou Marcio Salles, diretor adjunto da concessionária.  A visita ao local contou com a presença dos secretários municipais, da equipe da Águas do Imperador, dos moradores da região e ainda do vereador Thiago Damaceno.