terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS TEM NOVA REITORIA


Os padres Pedro Paulo de Carvalho Rosa, 43 anos e Luiz Garcia Mello, 57 anos, foram empossados na noite de segunda-feira, como reitor da Universidade Católica de Petrópolis e Pró-reitor Administrativo e superintendente da instituição. “Pela primeira vez na história desta instituição, dois sacerdotes diocesanos ocupam responsabilidade gestora na reitoria da Universidade Católica de Petrópolis, nossa querida UCP, o que torna mais claro o comprometimento da Igreja Católica com essa instituição de ensino superior”, afirmou o reitor, Padre Pedro Paulo.
Juntamente com os dois padres tomou posse como vice-reitor, o professor Marcelo Vizani Calazans e como Pró-reitora acadêmica, a professora Regina Máximo. Entre os muitos desafios da nova reitoria da UCP está o de fazer da universidade o maior centro de referência da região no ensino superior, fazendo com que esteja presente não somente em Petrópolis, mais com campus nas cidades vizinhas e de outras regiões do Estado.
A solenidade de posse da nova reitoria da UCP foi presidida pelo Grão-Chanceler da instituição, o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, que presidiu a missa, celebrada na Capela Nossa Senhora de Sion e concelebrada pelos padres diocesanos. Afirmando que nenhum ser humano nasceu para viver pela metade. O bispo convidou todos a viver por completo, e não pela metade, seja no exercício de uma profissão ou de outras atividades e dirigindo-se a todos que trabalham na UCP pediu que se dediquem totalmente a formação cristã e humana, na busca da verdade.Ele lembrou que a grandiosidade da Universidade está nos homens e mulheres que sabem usar seus dons para manifestar e cumprir a vontade de Deus. Dom Gregório Paixão agradeceu todo trabalho realizado pela reitoria passada na pessoa do Padre Jesus Hortal. O Bispo Diocesano afirmou que desde que assumiu o Governo Episcopal da Diocese, no dia 16 de dezembro, dentro os muitos trabalhos a ele designados, pretende assumir com dedicação e zelo apostólico a continuidade e o crescimento da UCP.
 A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo que assumiu o compromisso de manter o convênio com a UCP, possibilitando o ingresso de alunos das escolas públicas da cidade nos cursos de graduação. O prefeito disse ainda que o objetivo é buscar mecanismos para ampliar o número de bolsas, aumentando assim o ingresso de mais jovens aos cursos superiores.
O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor disse que o Poder Legislativo está a disposição da Universidade para contribuir no que for possível para que a UCP continue sendo uma referência na educação da cidade e da Região Serrana. “Se a universidade vai bem, a nossa cidade também vai”, frisou o presidente do legislativo.
Representando a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual, Bernardo Rossi disse que os problemas com relação as bolsas para os cursos de tecnólogos na UCP, através de convênio com o Governo do Estado, estão resolvidos. Ele frisou que a Alerj, assim como o governador Sergio Cabral estão empenhados em ajudar a Universidade por entenderem a necessidade e a importância da UCP na formação de muitos jovens petropolitanos.

Fonte: Assessoria