segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

EXIBIÇÃO DE PALESTRA E DOCUMENTÁRIO DISCUTEM A IMPORTÂNCIA DO CONTINENTE AFRICANO NA CULTURA BRASILEIRA


O evento gratuito acontecerá na próxima terça (19)
Na próxima terça (19), será ministrada a palestra “A Mitologia dos Orixás”, no CEAC Petrópolis, às 19h. A explanação realizada pelo Professor/Doutor André Luis, especializado em literatura africana, será complementada pela exibição do documentário Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás, dirigido por Renato Barbieri.
A mistura de culturas que deu origem à sociedade brasileira tem forte influência da religiosidade,  musicalidade e  hábitos africanos, que são os principais temas deste cine/debate. “A ligação com cada cantinho do Brasil é particular. No nordeste,  a presença dessa cultura é muito mais marcante. Já no Rio de Janeiro, basta fazer uma visita à zona norte e você irá desfrutar dessas peculiaridades africanas. Mesmo em Petrópolis, de forma mais singela, é possível ter contato com esse universo”, explica André.
O olhar apresentado de um Brasil que se funde econômica, biológica e culturalmente com a África é voltado para todas as pessoas que queiram entender um pouco melhor a cultura brasileira. “A palestra será isenta de qualquer forma de apologia.  Faremos um estudo sobre os mitos, um estudo sobre a cultura. E, com isso, esclarecer certos conceitos errôneos sobre o assunto” , garante o professor.
André Luis é graduado em Letras, pela UNESA, especialista em História da África e do negro no Brasil, pela Universidade Cândido Mendes, mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela UFF, e doutorando sobre o assunto, pela UFRJ.
O documentário brasileiro Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás, de Victor Leonardi e Renato Barbieri, foi lançado, em 1998, e exibido no Festival Internacional de Cannes, em 1999. O filme de 75 minutos aborda as afinidades culturais existentes entre os dois lados do Atlântico, as rotas do tráfico, as origens das religiões afro-brasileiras e o retorno de mais de dez mil ex-escravos, principalmente da Bahia e Pernambuco, para o continente africano, em diversos momentos do século XIX.
Apesar da entrada ser gratuita, por conta do número limitado de lugares, é necessário solicitar reserva pelo telefone (24) 8807-0276. 

SERVIÇO
Palestra “A Mitologia dos Orixás”/ Documentário Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás
Palestrante Professor/Doutor André Luis
Terça-feira (19) - 19h
CEAC Petrópolis
Rua Visconde de Uruguai, nº 344 – Valparaíso
Telefones: (24) 2231-6862 
Fonte: Assessoria