quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PROGRAMA APRENDIZ LEGAL FORMA NOVA TURMA EM PETRÓPOLIS


O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) do Rio de Janeiro e a Fundação Roberto Marinho (FRM) realizam no dia 07 de fevereiro, em Petrópolis, a formatura de mais uma turma do Projeto Aprendiz Legal. São 23 jovens que comemoram sua capacitação junto aos familiares, autoridades municipais e representantes de empresas parceiras do programa. O evento acontecerá no auditório da unidade petropolitana do CIEE, às 9h.
Há seis anos realizando o Aprendiz Legal, o CIEE de Petrópolis formou mais de 200 jovens com idade entre 14 e 24 anos por meio do projeto, dando aos alunos a oportunidade de se capacitarem com material didático desenvolvido pela FRM. Em 2011, a unidade recebeu do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o Selo Parceiros da Aprendizagem, que é concedido às empresas e entidades atuantes junto ao MTE no desenvolvimento de ações de formação, qualificação, preparação e inserção de jovens aprendizes ao mundo do trabalho.
Empresas como Bradesco, Banco do Brasil, Grupo Petrópolis, Unimed, Carl Zeiss e Dentsply já reconheceram os benefícios profissionais e sociais que o programa proporciona aos jovens que dele participam. Nas empresas que aderem ao Aprendiz Legal, os jovens são contratados com carteira assinada por um período de dois anos, participam de atividades práticas e, um dia por semana, recebem aulas teóricas, ministradas pelo CIEE, seguindo um conteúdo programático disponibilizado pela FRM.  As modalidades são : comércio e varejo; ocupações administrativas; práticas bancárias; logística; auxiliar de produção; gestão pública; e auxiliar de alimentação. Além de adquirirem conceitos teóricos, os aprendizes conhecem as mais modernas técnicas relacionadas a cada área de atuação.
O Projeto Aprendiz Legal auxilia também as empresas a cumprirem a cota de contratação de aprendizes, exigida pela Lei 10.097, de 2000. Segundo a legislação, a contratação de aprendizes deve corresponder a uma cota de 5% a 15% do quadro total de empregados cujas funções demandem formação profissional.
Atualmente, no Rio de Janeiro, mais de 5 mil jovens participam do programa de capacitação. Em todo o país, o número de beneficiados pelo Aprendiz Legal já ultrapassou a marca dos 50 mil.

18ª Formatura do Aprendiz Legal em Petrópolis
Data: 07 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório CIEE
Endereço: Av Dom Pedro I, 374 Centro - Petrópolis
Confirmação de presença pelo e-mail: carla@cieerj.org.br

Fonte: Assessoria